sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AINDA SOBRE NEUROPLASTICIDADE E SABEDORIA


POR MARIO INGLESI:

Um amigo, estudante do direito já há algum tempo, revisita em preciosa e sábia perspectiva o tema neuroplasticidade e sabedoria I, apresentado no blog em: 
http://saudeconsciencia.blogspot.com/2011/07/neuroplasticidade-e-sabedoria-parte-i.html



Dr. Ricardo, meu caro:



Em seu artigo sobre Neuroplasticidade e Sabedoria, ainda com enfoque à Medicina da Saúde, é levantada uma série de regras em prol da criação contínua de novas conexões (sinapses) entre as células do cérebro, em benefício da alimentação cerebral.

Tais regras elencadas como: atividade física, boa alimentação cerebral, abstenção de bebidas alcoólicas e de uso de tabaco, bem como de drogas e substâncias socialmente usuais nos dias que correm, já são referenciais na propaganda, nos modismos concernentes à aparência visual, enfim, ao mundo contemporâneo dito moderno, encampado pela indústria cultural e de consumo.

Com isso, a sociedade brasileira, de formação colonial, porém de destino liberal e democrático, apresenta-se atualmente sob o forte domínio impositivo do “NÃO”, ou do “Faça Só o Que Eu Mando” numa verdadeira guerra do terror, encabeçada pelas imagens hediondas prefixadas nos maços de cigarro, e firmada contra os fumantes em todos os cantos e recantos das cidades, sem contar na intromissão desarvorada de pessoas contra os hereges fumantes, os drogados, os mal aparentados, e outros tantos infelizes discriminados excluídos de qualquer convívio social tal como a “caça `as bruxas” na Idade Média ou aos judeus e outros, por ocasião da 2a. Guerra Mundial, no embate com os nazistas, fascistas ou os integralistas no Brasil.



Em contraponto, leia-se:

Soneto Preguicista (2.427)

Não basta a ditadura da injustiça

e vem a ditadura do magriça!

Caímos no regime do exercício,

Egressos do regime militar.

Censuram a poltrona como vício!

Dever, serão, cobrança, obrigação.

Mal temos tempinho de lazer,

e os nazis o nariz querem meter,

impondo-nos o esporte e a malhação.

O tempo é precioso. Desperdice-o!

Senão a gente ainda vai parar

num leito, num presídio ou num hospício

Resista! Durma! Assuma esta premissa:

A luta tem um símbolo: PREGUIÇA

Glauco Mattoso, em Panacéias” (inédito) - Folha de São Paulo - 30 agosto 2000



Felizmente, - este constitui o seu grande mérito - o enfoque do referido artigo foge dessa barafunda, - que o soneto acima critica - , procurando esclarecer todo um cunho terapêutico idôneo à uma atividade cerebral saudável, através da conscientização de regras a serem observadas num lívre-arbítrio que afasta, de imediato, qualquer imposição externa pública ou privada.

Tal viés obriga o leitor a pensar livremente e a ver argutamente o que é indispensável para si e sua saúde física e mental, sem embarcar nesse trem de modismos que percorre socialmente nosso País, de norte a sul.

Afinal, tudo o que é proibido – diziam os antigos – é cobiçado. Aí estão os infratores a todas as modalidades de leis e regras para alçar em alto e bom som que os riscos estão aí para serem corridos em nome do crescimento pessoal e em afrontamento ao proibitismo, em voga atualmente inclusive com o politicamente correto.

Assim, ver as duas mulheres da figura é o mínimo, É preciso, sempre, ir além das aparências, ver sempre os muitos lados de cada caso, refletir pensar e não prejulgar ou julgar aleatoriamente, apenas por circunstâncias ocasionais, muitas vezes infundadas.

E PENSAR – caro doutor – é o que fazem todos os seus escritos, com o olhar de quem atenta o mundo e seus problemas com profundidade, mas também com a serenidade de um sábio.


Abraços sempre afetivos, acompanhados de minha gratidão pela sempre conscientização constante do meu despertar.



Mário Inglesi 17/07/2011


4 comentários:

  1. Queria comentar que achei muito pertinente tanto o texto do Dr. Ricardo e também o do Sr. Mário Inglesi. Porém acho bastante lúcida e equilibrada os aconselhamentos do Dr. Ricardo, haja vista que não são modismos, porém preceitos antigos.
    Os Essênios, por exemplo, já eram vegetarianos ha 2000 anos atrás, cultivavam um reto agir, pensar e sentir. Logo, não viver desta forma mostra que estamos doentes e não percebemos. Logo, os sintomas se mostrarão mais cêdo ou mais tarde deste descalibre entre o que deveríamos fazer e o que fazemos efetivamente.
    Possamos nós edificarmos-nos baseados na pureza conquistada e não numa retórica que justifica nossas incoerências.

    ResponderExcluir
  2. O estudo da Neuroplasticidade nos dá possibilidades de como manter a cérebro e mente em equilíbrio,com alimentos benéficos para o corpo e cultivando pensamentos elevados, mantendo o corpo e mente em ação. Por outro lado a sociedade sempre arcaica e decaída tenta impor a todos o que é certo, com um planejamento sempre voltado para o consumismo, e de acordo com os desejos da maioria alienada e desprovida do saber, a sociedade dita as regras e o povo obedece.
    Enquanto a humanidade procurar fora o que está dentro vai ser assim, reinando a soberda a intolerância o egoísmo etc.
    Cada um de nós acreditamos em algo, pensamos que estamos certos; mas é absurdo impormos o nosso conceito de verdade , felicidade as pessoas que tem um ponto de vista diferente do nosso, depende do que você quer, do que procura todos estamos certos.

    ResponderExcluir
  3. oi querido anjo da guarda o estudo da neuroplasticidade nos da muitas dicas com as quais conseguimos encontrar um modo de vida melhor e mais saudável para o nosso cérebro que nos mantém longe dos vícios.
    Parabéns!
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo e colega, Dr. Ricardo,
    Sobre o comentario postado acima "POR MARIO INGLESI", é importante considerar que algumas pessoas são aversas ao que é de melhor para a saúde ou qualquer outra descoberta para o bem estar do individuo, conforme mostram as pesquisas clinicas. A Neroplasticidade é indiscutível que quanto mais saudável for a vida da pessoa, quanto ao ponto de vista social, comportamental, melhor será e por muito mais tempo o cérebro apresenta a sua plena capacidade de comandar o nosso pensamento além das demais funções do nosso corpo devido a manutenção da sua Neuroplasticidade. É preciso entender que existe o contraditório, são as pessoas que não aceitam e não querem ter uma vida saudável e tomam algumas maravilhas da ciência como a "DITADURA DO NAO". Precisamos dessas pessoas para que possamos cada vez mais avançar em nossas pesquisas. Gostaria de conversar muito com você sobre o que vem sendo feito hoje nos países mais avançados nas pesquisas sobre o tema Medicina Preditiva. Poderemos conversar sobre o assunto?
    Coloque no google astneuro/blogger e veja o meu projeto de tese de doutorado.
    Um grande abraço e fico feliz em poder trocar conhecimentos com você,
    Um grande abraço de,
    Anselmo S. Teixeira - Neurocirurgião do INCA - RJ

    ResponderExcluir