domingo, 9 de outubro de 2011

ESPIRITUALIDADE - COMPLEMENTO


POR MÁRIO INGLESI


Dr. Ricardo

Não sei se é normal, mas manifesta-se interessante como, às vezes, determinadas coisas que fazemos, ao rememorá-las não nos satisfazem e, voltamos a elas para repará-las ou complementá-las quando possível.
É o que aconteceu com o meu texto sobre “espiritualidade”. Ele me trouxe certo desconforto. Não que esteja mal elaborado ou, que suas idéias não estejam condizentes com o assunto. Mas, a visão que o envolveu foi um tanto romântica, talvez irrealista,  por não considerar, certamente, uma realidade que afronta as possibilidades propostas para a existência efetiva da floração da  “espiritualidade”.
Isto porque a realidade médico-hospitalar, em seu conjunto, apresenta-se tão disparatada que nos faz crer difícil, e em muitos casos, impossível a adoção de maiores  providências em favor do paciente e seu bem estar. Isto porque a realidade imediata deles, é geralmente, muito mais diversa do que a imaginamos, assim como a dos médicos e dos atendentes, dos fisioterapeutas, e de todo gigantismo de pessoas que atuam num complexo hospitalar.
Por isso, talvez a medida imediata mais eficaz em prol dos pacientes, afora a retirada de suas dores, seja o estreitamento, o quanto possível dos laços entre  eles e todos os demais envolvidos no seu bem-estar, em prol de sua saúde tendo como complementação possível, a  sua “espiritualidade”.
É o que acho necessário esclarecer  em  meu  texto sobre o  assunto.
Grato por tudo
Mário Inglesi 28/09/2011

2 comentários:

  1. A saúde física quando é relacionada com a espiritualidade fica a mostra os ganhos que são conquistados.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O romantismo existe.
    O romantismo é uma loucura.
    Mas...
    "Sem a loucura o que é o homem mais do que uma besta sadia, cadaver adiado que procria?"
    É importante lembrar que um tratamento não exclui o outro, rs.
    May.

    ResponderExcluir