domingo, 9 de outubro de 2011

ESPIRITUALIDADE


POR MÁRIO INGLESI


Dr. Ricardo

O universo exposto em favor da Saúde e Consciência vem se oferecendo cada vez mais extenso e, - por que não enfatizar – mais e mais complicado em sua abrangência, uma vez que envolve formas de viver, hábitos, maneiras de encarar a vida, e seu sentido.
A pluralidade de questões que o envolve é tamanha que, a cada passo, nos deparamos com um labirinto de difícil saída para a decifração do que realmente se fazer em prol de uma vida saudável.
Toda essa complexidade, que o mundo atual ainda mais exacerbou, parece querer configurar uma nova direção: a da espiritualidade, em consonância – com o saber científico – coisa inimaginável e impensável ao longo dos tempos.
Essa espiritualidade talvez advenha da impossibilidade de compreender com clareza os fenômenos que nos cercam e nos envolvem com uma volúpia sem precedentes.
O nosso pasmo, a nossa perplexidade são de tal monta que muitas e muitas vezes nos vemos na situação desesperadora de Nietzsche, em “Oração ao Deus Desconhecido, ou então, o que nos leva a bradar, em alto e bom som, como Castro Alves:

“Deus! ó Deus onde estás que não respondes
Em que mundo, em qu’estrela tu t’ escondes
Embuçado nos céus?”

Mas com tudo isso, é preciso crer, entretanto, que sempre haverá – basta procurar – um momento de alento, para uma reflexão sobre nossa vida, como vivenciá-la no sentido do ser, de não apenas constituí-la no parecer circunstancial e efêmero.
Isto sim, é um momento fundamental para uma vida plural e saudável.
Para isso, é preciso objetivamente abrir espaços para todos os tipos de pessoas e seus pensares, para que haja reflexões que conduzam a práticas realmente condizentes com um viver saudável, sem preconceitos, exclusões, ou maniqueísmos, para que, por exemplo, espiritualidade e ateísmo não revelem tão somente oposição, mas apenas uma configuração de pontos de vista diferencial, mas não excludente, como aliás, muito bem configurou, com o humanismo de sempre, o dr. Drauzio Varella em sua exposição expressa no link que acompanha o texto em apreço.
Nesse contexto deve emergir a espiritualidade como arcabouço de conteúdos e perspectivas, não de simples soluções atinentes ao bem estar da pessoa humana, seja ela um mero doente ou um paciente terminal.
Para começar, abstraindo-se com a mais abstrata e de maior inteireza de comunicação das artes: a MÚSICA, seja ela sacra ou profana, dadas as sensações díspares e profundas de enlevo a patamares nunca dantes atingidos de alegria, de enternecimento e, mais ainda, de espiritualidade, sempre que ouvida, provoca um renascer saudável.
Se a música não satisfizer, leia ou escute, por alguém que o possa dizê-lo, um poema, um capítulo de um livro, uma crônica, e então, certamente os maus fluidos desaparecerão e o seu estado recuperará o ânimo de enfrentar os revezes que o acometem e, sem dúvida, florescerá em sua boca, ainda que por breves momentos o esboçar de um sorriso de contentamento, com a paz e a serenidade que o renascer da espiritualidade trará, indubitavelmente, o aprendizado, e o significado do “Bem.”, como nos poemas de Brecht:

Eis o Bem

Não fazer mal a si próprio
Nem a ninguém,
Encher de alegria a todos
E a si também
-eis o bem.

Elogio do Aprendizado

Aprende o que é mais simples!
Para aqueles cujo momento chegou,
nunca é tarde demais.
Aprende o ABC: não basta, mas
aprende-o! Não desanimes!
Tens que assumir o comando!

Aprende, homem no refúgio!
Aprende homem na prisão!
Mulher na cozinha aprende!
Aprende o sexagenário!
Tens de assumir o comando!
Procura a escola, tu que não tens casa!
Cobre-te de saber, tu que tens frio!
Tu, que tens fome, agarra o livro: é uma arma!
Tens de assumir o comando!

Não tenhas medo de fazer perguntas:
não te deixes levar por convencido,
vê com teus próprios olhos!
O que não sabes por experiência própria,
a bem dizer, não sabes
Tira a prova da conta: és tu quem vai pagar!
Aponta o dedo sobre cada item,
pergunta. Como foi parar ali?
Tens de assumir o comando!

 (Bertolt Brecht “Poemas e Canções”,tradução de Geir Campos, Ed. Civilização Brasileira, 1966 )

Caro Doutor, encerro por aqui, talvez estafado, mas com sorriso de satisfação nos lábios. Afinal “assumi o comando!”
Abraços afetuosos
Mário Inglesi 26/09/2011

Um comentário:

  1. A saída do labirinto está na idéia de que não existem labirintos.
    O alto nos livra do labirinto.
    Linda imagem.
    E o poema do bem tbem.
    May.

    ResponderExcluir