sábado, 1 de outubro de 2011

A FORÇA DA VONTADE E AS DROGAS


ALEXANDRE ALDRED (Médico da Saúde e Consciência)

A principal ferramenta que você tem para conseguir parar de fumar é sua própria VONTADE!


Depoimento de um fumante morto

 


O que é a VONTADE?

É uma força que parte das entranhas do nosso organismo, coordenada pela consciência.

O que isso quer dizer?

Que é preciso QUERER para CONSEGUIR. Só consegue aquele que QUER com VONTADE. Só para de fumar quem QUER MUITO!

Aquele que não quer muito, aquele que quer, mas não quer pensar nisso hoje, nem amanhã e nem esse ano, esses estão com a Força de Vontade enfraquecida.

Eles não querem parar!

Esse é um efeito importante e pouco comentado sobre o cigarro (ou a nicotina). Ele diminui a força de vontade, faz com que você não queira parar de fumar.

E sabe por que você não quer parar de fumar?

Porque ao fumar você tem prazer, o cigarro te dá uma sensação boa, que é sentida de maneira diferente por cada pessoa. Tem gente que fuma quando bebe, tem gente que fuma para se concentrar mais, tem gente que fuma por solidão, tristeza, irritabilidade, e muitos outros motivos.

Aí vem uma pergunta crucial, para que parar de fumar se eu gosto e me dá prazer?

Pronto! Está explicado o mecanismo de recompensa do cérebro. Ao chupar a fumaça, a nicotina vai até seus pulmões e de lá até o cérebro e o corpo inteiro através do sangue e da circulação.

No cérebro, a nicotina aumenta a quantidade de dopamina. Essa dopamina é quem dá a sensação de prazer. A falta da dopamina é “lida” pelo cérebro como Vontade de Fumar.

Na cocaína, no crack e na heroína, a dopamina também é liberada!! Claro que existem outros neurotransmissores envolvidos, mas nessas drogas, a fissura, ou a vontade descontrolada (desejo) de sentir aquela sensação de novo tão logo for possível, é mais fácil de observar.

Conforme você vai fumando, seu organismo se acostuma com o efeito. Então você tem que fumar outro cigarro para manter o nível de dopamina no cérebro e isso te leva a fumar cada vez mais ao longo do tempo e a tolerar cada vez menos tempo sem fumar. Esse é o mecanismo do vício, da dependência química.

Se você está nesse caminho, fumando cada vez mais cigarros desde que começou a fumar, você foi pego.

Nesse ponto sua Força de Vontade está mais à disposição do cigarro que de você mesmo.

Se você sai de casa à noite, na chuva para comprar cigarro, mas não sai para comprar a pizza, então seu QUERER está a serviço do cigarro.

Veja o quanto você QUER FUMAR.

Perceba o esforço que faz para conseguir o cigarro quando ele acaba.

Essa é a SUA FORÇA de VONTADE, a força que você usa para conseguir o cigarro a qualquer custo é a mesma FORÇA que você tem para CONSEGUIR parar de fumar.

Exercício para aumentar a Força de Vontade!

Esse é um exercício prático para você aumentar sua força de vontade. Do mesmo jeito que fazer musculação deixa os músculos fortes, fazer exercícios mentais deixa seu cérebro mais ”forte”

Regras Básicas

1 – Você tem que cumprir toda tarefa que você planejar para si!

2 – Comece com uma tarefa que você tem certeza que vai conseguir.

3 – A tarefas não tem prazo de validade. Quanto mais tempo você conseguir realizar aquela tarefa ao longo dos meses, tornando-a um hábito, mais fica fortalecida sua vontade e você ainda ganha uma aptidão nova!

O mais importante nesse caso é conseguir efetuar a tarefa regularmente, sem falhar (criar o hábito). Em um primeiro instante, a tarefa em si não é o principal, mas a vontade empregada em executar a tarefa que você se propôs. É isso que ajuda a fortalecer sua vontade!

Dica prática: É importante lembrar que a atividade física é o caminho de ouro para ajudar no fortalecimento da vontade. É preciso movimentar o corpo! A tarefa, nesse caso, cada um escolhe a que preferir! Lembre-se de praticar pelo menos 30 minutos e quanto maior a regularidade melhor!
A vontade reside no sangue, no sistema digestório, e nos músculos. Então, além de mexer os músculos, também é importante falarmos sobre alimentação, mas isso é tema para um próximo artigo...


Locais que auxiliam a parar de fumar:

Serviço público: Hospital Universitário Cid. Universitária USP – Ambulatório Antitabagismo – 2ª feira 9h – Sala 14
      Serviço privado: Rua Marechal Hastimphilo de Moura 277, (Clinica OCA) - 3742-1615
 
 

6 comentários:

  1. "Tema complicado. Não me sinto bem em comentar, pois nunca experimentei fumar. Não sei se minha aversão ao cigarro é vício ou virtude.
    Me faz lembrar o trecho de Machado de Assis:
    "Já meditaste alguma vez no destino do nariz, amado leitor? A explicação do Doutor Pangloss é que o nariz foi criado para o uso dos óculos – e tal explicação confesso que até certo tempo me pareceu definitiva;"
    Mas o meu sensível nariz serve para espirrar e ter alergia ao tabaco. No ambito da avaliação dos vícios, cada um escolhe os seus, e é difícil livrar-se deles, pois não sabemos qual vício sustenta o edifício, rs.
    Adorei o texto. Bjs. May"

    ResponderExcluir
  2. Os vícios, ou hábitos repetidamente levados à ação, com pouca participação consciente, terão ao meu ver abordagem mais consistente se esta extrapolar a este plano. As substâncias ou atos, exógenos, endógenos ou mistos (aqui uma abordagem bastante ampla)trazem como condição apriorística sua prórpria existência, o que é falso. Ninguém aceitará efusivamente uma fatia de torta de chocolate ao leite, ou declinará a oferta, como questão ontológica, pois tal extrato vegetal Maia, acrescido de di e mono-sacarídeos e ácidos graxos livres, não surgiu ali por uma combinação expontânea e fantástica de substâncias. Este exemplo pode servir como analogia aos outros elementos adictivos (escravizantes) sem que nos esqueçamos dos aspectos endógenos, comportamentais, mistos, das heranças culturais, do poder econômico atuando através da propaganda e do poderoso "lobby" e , finalmente, mas não por último, das fugazes sensações de prazer e recompensa, prontamente acolhidas e afagadas pelo EGO, geralmente fora de perspectiva.
    Complicado e sujeito a todas as espécies de exploração e perpetuação das verdades parcial-totalizantes, típicas do espírito de nosso tempo.

    otavio

    ResponderExcluir
  3. Querido anjo da guarda belo artigo.
    O que conta muito é a força de vontade aó que muitas vezes essa força de vontade é usada de forma errada.
    Em muitos casos as pessoas deixam de comprar um pão ou um leite para comprar o cigarro, tive que conviver muitos anos com o vício do fumo.
    Pois minha mãe fumou durante 15 disperdiçados anos da vida dela.
    Em um belo dia minha mãe resolveu que queria parar de fumar, porém a força de vontade que ela tinha não era o suficiente, pois todas as vezes que ela pensava em parar de fumar ela desistia e fumava novamente.
    Então ela fez um tratamento junto com psicólogos e psiquiatras e ultilizou também adesívos.
    Portanto aqui vai um dica não é vergonha procurar auxilio médico ou seja você está prestes a ter uma vida mais longa e saudável.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Seguindo orientações contidas no livro "pare de fumar em 21 dias" do Instituto Anticancer dos USA,AJUDADO POR MEUS FILHOS,que a todo momento me pediam para parar,chegando ao ponto em que o Dr. Ricardo falou sèriamente que ou eu parava ou ele rasgava seu Diploma de Medicina, senti muita vergonha de continuar fumando.Foi quando fiz uma doação de todo meu sofrimento causado por PARAR DE FUMAR, ao meu Jesus Cristo, com toda força de meu Espírito, e dei início à grande batalha contra o cigarro.Graças a um Caseiro que me doou o livro, aos meus filhos e minha doação ao Cristo parei de fumar há 20 anos.Fumei um maço por dia dos 15 aos 49 anos e estou hoje com 71 anos,e por ter parado com esse vício maldito estou me sentindo muito bem de saúde.Beijos do José.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, Amigo Ricardo !

    Tudo bem?

    Renovado parabéns pelo Excelente Blog "SAÚDE É CONSCIÊNCIA !", que objetiva o maior Bem Comum !

    No Livro "FILOSOFIA PARA A VIDA - Como os Filósofos podem Ajudar sua Vida em Questões Práticas.", Autor JULE EVANS, Editora LEYA - 1ª Edição - 2013, na página 60, citando o ESTOICO GREGO EPITETO (nascido em 55 a.C.), o Autor diz:

    "MUITOS DE NÓS PARAMOS DE FUMAR, USANDO A TÉCNICA DE EPITETO, CONTANDO OS DIAS QUE PASSAMOS SEM UM VÍCIO (TEMPERAMENTO HOSTIL, ZANGAR-SE...) OU, HOJE, O VÍCIO DAS DROGAS E DO TABAGISMO."

    EPITETO dizia:

    "SE VOCÊ SE ABSTEVE (DE UM MAU HÁBITO QUALQUER) POR 30 (TRINTA) DIAS, AGRADEÇA A DEUS, PORQUE O HÁBITO COMEÇA A ENFRAQUECER, ANTES DE SER TOTALMENTE DESTRUÍDO !"

    Espero que seja útil ao espírito crítico da consciência de todos nós !

    AQUELE ABRAÇO !

    Dos Amigos Sonia, Ariovaldo e Adriano.

    ResponderExcluir
  6. Muito pertinente as colocações. Nao costumo tecer considerações sobre matérias ou textos em redes sociais, mas o tema me despertou. Sou de uma geração de fumantes passivos, considerando que minha mãe fumava desde antes (e durante) minha gestação, infância e adolescência.... Obviamente que experimentei... mas felizmente não tive vocação por este vício (sabiamente alertado pela própria...). Pelo lado paterno, igualmente convivi com hábito de ver meu pai fumando até a minha adolescência, quando, por força de um problema de saúde, parou completamente de fumar.... FORÇA como diz o artigo acima.... Hoje vivo com a historia do falecimento de minha mãe decorrente entre outras coisas, deste hábito, e com a FORÇA de meu pai convivendo "harmoniosamente" aos 83 anos, com a DPOC, resultado também deste hábito.... E coincidentemente (ou não), discutimos à mesa do jantar, eu, minha esposa e filhos adolescentes, sobre este e outros vícios social e moralmente mais ou menos aceitos, como drogas lícitas (álcool) ou ilícitas (várias)... Enfim, a FORÇA DE VONTADE favorece e possibilita a promoção da saúde em todos os seus aspectos.

    ResponderExcluir