sábado, 1 de outubro de 2011

SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL EM POLICIAIS MILITARES


JULIO PERES (www.julioperes.com.br)
Psicólogo Clínico -  Pós-doutorado no Centro de Espiritualidade e Mente – Universidade Pensilvânia, EUA


A maioria das pessoas sofreu ou sofrerá um evento potencialmente traumático como perdas, acidentes, doenças, etc. Há uma forte relação entre trauma psicológico e o desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que contempla o aparecimento de três grupos de sintomas: revivecência do trauma (memórias traumáticas, pesadelos); evitação/entorpecimento (distância afetiva, anestesia emocional) e hiperestimulação autonômica (estado de alerta, irritabilidade, insônia).

Investigamos 36 policiais militares de São Paulo que estiveram envolvidos nos ataques realizados por organizações criminosas em maio de 2006.
Nosso estudo mostrou os mecanismos neurais de um conjunto homogêneo de indivíduos traumatizados em relação ao enfrentamento (Grupo 1 submetido a psicoterapia), continuidade (Grupo 2 não submetido a psicoterapia), e resiliência espontânea ao trauma (Grupo 3). A maior atividade do córtex médio préfrontal (envolvido na classificação dos eventos) e a menor atividade da amígdala (envolvida na expressão do medo) foram observadas tanto nos policiais com resiliência espontânea quanto nos policiais submetidos à psicoterapia. Comparando os grupos depois da psicoterapia, ficou clara a importância da brevidade do atendimento psicológico especializado, uma vez que os indivíduos submetidos à psicoterapia (Grupo 1) não mais preenchiam os critérios do TEPT, enquanto os indivíduos não submetidos à psicoterapia pioraram os sintomas do TEPT (Grupo 2). As pessoas que inicialmente configuram o TEPT parcial podem desenvolver o TEPT crônico, que apresenta risco três vezes maior para emersão de comorbidades como Transtorno Depressivo, Transtorno Somatoforme, Trantorno do Pânico, abuso de substâncias, etc.
A psicoterapia favoreceu o desenvolvimento da resiliência e ajudou a reduzir significativamente os sintomas pós-traumáticos. O sofrimento traumático pode ser de fato, parte de uma história de superação. E as características de resiliência mais importantes foram a autoeficácia (confiança em si), a empatia, otimismo, e a religiosidade/espiritualidade.
            Três Universidades estiveram envolvidas no estudo (UNIFESP, Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo e Universidade Federal de Juiz de Fora) além da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O artigo Police officers under attack: Resilience implications of an fMRI study foi publicado recentemente na Edição Especial de Comemoração dos 50 anos do Journal of Psychiatric Research.
O estudo brasileiro sobre os efeitos neurobiológicos da psicoterapia, está entre os 3 finalistas do Prêmio Abril - Saúde Mental e Emocional. Para votar em Imagens nítidas do efeito da psicoterapia acessar o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário