sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O LOUCO




Perguntais-me como me tornei louco.
Aconteceu assim: um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas - as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas - e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente, gritando:
"Ladrões, ladrões, malditos ladrões!"
Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim e quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou:
"É um louco!"
Olhei para cima, pra vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua. Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei:
"Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!"
Assim me tornei louco.
E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: e a segurança de não ser compreendido, pois aquele desigual que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.
(Khalil Gibran)

12 comentários:

  1. Antes a natureza, depois, o resto, a sociedade .Sentir o mundo nö fundo da alma, é Como nascer consciente das maravilhas da vida!Como é bom viver COM pureza nö coraçāo, pouco se importando, Como o vêem:Louco ou nāo!Abençoada vida....E Viva a vida, e um beijo para as margaridas.Cada assunto importante, no seu Blog Ricardo!parabéns .Ser um pouco louco neste mundo louquíssimo é uma loucura agradável.....

    ResponderExcluir
  2. Como diria o filósofo Espinosa, cada um de nós somos singulares e seres de potência. Se cada um é único, como pensar nas dicotomias normal e anormal; igual e diferente. Se cada um de nós tivesse a liberdade de ser o que é, todos nós temos a nossa loucura. Os chamados loucos são mais livres do que os chamados iguais, Guga Dorea

    ResponderExcluir
  3. Que gostoso, lançar uma idéia e aprender com o eco generoso de quem a partilha...

    ResponderExcluir
  4. E esse eco só existe por sua causa, que é quem nos instiga com este blog cheio de propostas e comentários que nos obrigam a querer partilhar com você e com os comentadores. Quanta coisa bacana pra se discutir na vida!!!... Mesmo que as ideias à vezes sejam discordantes, elas são vistas e discutidas de alguma forma e é isso que promove o crescimento.
    Parabéns e vamos enlouquecer um pouco, olhar para o sol e deixá-lo beijar a nossa face também.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Que caiam as máscaras! Quem sabe nesse tempo de mudança e nesse futuro breve os desmascarados possam se expor mais e mais...

    ResponderExcluir
  6. Para os que seguem os ensinamentos da Kundalini Yoga, já comemoramos a chegada da era de aquário no calendario da Kyoga.
    Uma das idéias que temos sobre a era é que as máscaras vão cair cada vez mais.
    Inclusive alguns estão praticando uma meditação de 31 minutos diários para ajudar a desfazer nossas máscara.
    Agradeço essa história, que veio em um momento muito bacana.
    Abração, meu amigo. Rodrigo Yacubian

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite!
    Grande amigo
    Que reflexão, curiosa. O homem tem a necessidade de sempre catalogar, e quando não encontra explicação lógica se perde,antes de se perder tenta justificar. Quem é louco? Quem é normal?
    O homem é um ser em construção,em evolução.
    Bom se loucura é ser livre,leve, espontâneo, sem reservas, sem medo... então qual a necessidade de ser normal!Viva a loucura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Adorei, Ricardo! Nada como viver conectados à nossa própria essência!!!Apenas ainda preciso refletir sobre o final do texto: "aquele desigual que nos compreende escraviza alguma coisa em nós"?
    Grande abraço, Chris

    ResponderExcluir
  9. "Aquele desigual que nos compreende escraviza alguma coisa em nós". O cansaço também não escraviza pela solidão de não ser compreendido? O cansaço e a solidão também enlouquecem, mas de um jeito não tangível pelo sol. Obrigada pela claridade que estimula o pensamento, sol maior.
    Daniela

    ResponderExcluir
  10. Amo Gibran!...Parabéns pelo Post...muito oportuno nos dias de hoje! Bia.

    ResponderExcluir
  11. Acho que é alguma coisa assim: ser compreendido por alguém é uma forma de ser possuído, ser tido por esse alguém. Nessa medida nos tornamos escravos do outro. Escravidão diferente, mas que para as almas sensíveis se faz sentir à semelhança da gravidade que permeia indistintamente, mineral, vegetal, animal e humano; mas preserva os anjos que sentem o que sentimos, mas mais...
    O eminente filósofo brasileiro H. Rohden trata isso assim:
    “Pode o homem ser escravo daquilo que não possui – e pode ser livre daquilo que possui. Não há mal em possuir – todo o mal está em ser possuído”

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo ver quem vive preso na escuridão se libertar porque só existe liberdade quem está a caminho da luz.
    Parabéns...

    ResponderExcluir