quinta-feira, 1 de março de 2012

CONSCIÊNCIA E EVOLUÇÃO


POR: FERNANDO PINTO (MÉDICO NEUROCIRURGIÃO) - fernando.neuro@terra.com.br




 
      A nossa consciência, espírito, alma, energia, luz ou qualquer outro nome para denominar a nossa essência; utiliza o cérebro para influenciar no nosso corpo e desta forma nossas atitudes podem refletir no mundo físico nossa própria essência.
      A evolução das espécies mostra um desenvolvimento principalmente dos lobos frontais nos humanos. Parece sermos os únicos seres vivos da Terra, conscientes da nossa existência e isto traz a "angústia" de se conhecer o desfecho físico do corpo: a morte.
      Acredito que a evolução continua no sentido do aprimoramento de funções veiculadas principalmente nos lobos frontais. Se atualmente, a emoção mais nova na face da Terra é o AMOR; fico pensando qual será a próxima emoção que poderia surgir... Se o amor é algo muito bom, o que pode ser ainda melhor? Gostaria poder viajar alguns milhares de anos e poder responder...
      Fato é que devemos valorizar o bom pensamento e o funcionamento equilibrado do cérebro e de nossas funções mentais, para podermos tirar o máximo proveito deste órgão que temos nesta vida e manifestar com todo esplendor a nossa essência!

3 comentários:

  1. Olá Dr.Fernando.
    Gostei das sua colocações, também não sei qual a resposta.
    O amor , um sentimento tão sublime, mas que pouco vivenciado. Sempre diante de um obstáculo, o amor na maioria das vezes se vai. Contudo , acredito que quando realmente o amor está presente, sendo natural, da natureza humana,ou...
    talvez poderemos saber de outros sentimentos ou experiência. Também o amor pode ter muitos nomes, não sei.
    Dependendo da qualidade dos nossos pensamentos, escolhemos a vida que queremos. Temos que saber lidar com os nossos próprios "defeitos", e saber que fazemos parte de um todo, mas que temos responsabilidades de contribuir com todo o planeta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Luisa,

    atualmente, entendo o AMOR como ATENÇÃO.
    Quando faço uma cirurgia com AMOR, estou ATENTO a todos os processos e detalhes, desde respeitar e informar com carinho o paciente e familiares até cada ato motor da execução do procedimento.
    Quando conscientemente me proponho a dar AMOR, eu presto atenção nas minhas palavras, atos e consequencias...
    Amar significa PRESTAR atenção. Desta forma, a meu ver, certos defeitos, como ódio, inveja, orgulho, etc... são estados embrionários do AMOR. Agora, o desprezo, a negligência, o desinteresse estão muito distantes do AMOR.
    Acredito que o gerenciamento dos nossos pensamentos possa nos apontar a NOVA PRÓXIMA EMOÇÃO, mas certamente o AMOR ATENTO, DE PROPÓSITO E FOCADO é o AMOR CONSCIENTE E SUBLIME CAPAZ DE OPERAR MARAVILHAS NESTE NOSSO PLANETA.
    EU AMO... E VOCÊ?
    Dr. Fernando

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Fernando.
    Obrigada.
    Interessante.
    Suas colocações, profundas e sábias.
    Para o amor não existe obstáculo, não enxerga imperfeições, e tudo é criação divina. No meu trabalho, faço com consciência e amor, mas confesso as vezes fico triste por não sair como esperado, sei que o resultado não depende de nós, mais me cobro muito. A cada dia estou melhorando, buscando sempre a evolução a sabedoria divina.
    Sim Dr. Ricardo, EU AMO...

    Abraços

    Luisa

    ResponderExcluir