segunda-feira, 12 de março de 2012

A MULHER, O FEMININO E VOCÊ

POR:

CHRISTIANA ALONSO MORON (Médica Dermatologista – http://www.aynisaude.com.br );

RICARDO JOSÉ DE ALMEIDA LEME  (Saúde é Consciência)

         Nesta semana em que se comemorou o dia internacional da mulher, nós, mulheres, recebemos muitas mensagens de homenagens. A maioria delas pelos inúmeros papéis que adotamos no mundo moderno (esposas, mães, profissionais, cuidadoras, entre outros) e nos atribui um rótulo de "guerreiras", e mais sutilmente, de "heroínas sofredoras". Mas:

Será que as mulheres estão realmente realizando suas reais missões de vida?
Será que o mundo está usufruindo o melhor que a mulher pode dar a ele?
Além desses papéis, cumpridos hoje quase de maneira automática, mental e com o tempo contado, existe uma cobrança pela sociedade que acaba sendo muito cruel para o feminino da mulher: a cobrança por um comportamento masculino. Cruel por ter conseqüências diretas na saúde física, mental e espiritual da mulher, conseqüências essas que acabam sendo notadas apenas quando se manifestam sintomas físicos, que são na verdade, manifestação final de um processo que se inicia na negação da essência feminina.


Tenho visto na prática médica exemplos disso: mulheres que optam por métodos contraceptivos para abolir a menstruação apenas por não desejarem passar pela TPM (tensão pré-menstrual), com receio que isso acarrete prejuízo em suas carreiras, vivem estados constantes de tensão e estresse, muitas vezes sutil e percebido durante o sono ou em algumas reações no dia a dia; outras chegam a adiar o desejo de ter um filho até um ponto em que passam da idade fértil, entrando em crises existenciais, também por conta da carreira. Importante lembrar nestes casos que mesmo passando da idade fértil é possível ser mãe, mesmo sem gerar um filho e que em muitos casos estas são mais mães que aquelas que os geraram.


Presenciei inclusive casos de menopausa precoce, aos 35, 40 anos, de mulheres em ambientes de trabalho completamente masculinos, nos quais elas passavam pela necessidade de se adaptar como se fossem homens!
            O que a humanidade ainda não despertou ou mesmo enxergou é que justamente esse feminino, cuja expressão está sendo descuidada e mesmo negada pela sociedade atual, inclusive nos homens, que muitas vezes não se permitem a expressão deste seu lado, é o maior responsável pela beleza e pela harmonia do mundo.
            Enquanto a expressão do masculino, importante na objetividade, na ação e na concretização de ideais prepondera quase que isoladamente, o feminino é negligenciado. ESSA NEGLIGÊNCIA ESTÁ DEIXANDO O MUNDO FEIO! Tudo o que reclamamos hoje em dia em relação ao mundo vem da falta de expressão do feminino. Parem para pensar...

Nem vou entrar em detalhes em relação ao que está feio, não vale a pena, todos estão fartos das notícias ruins e meu foco é no positivo. Nosso mundo está sendo hoje dirigido praticamente apenas pelo masculino. Até mesmo nas mulheres que chegam ao poder, o lado "yang" é dominante, e o feminino raramente percebido ou trabalhado.
            E o que o feminino pode fazer de diferente pelo mundo? O que? Do feminino vem simplesmente toda a sensibilidade, a percepção, o sutil, o cuidar amorosamente, o colorido, o belo. A pessoa que tem o feminino desenvolvido exala uma "fragrância" que pode ser percebida como se fosse um perfume.
Enquanto o "yang" é regido pela mente, o feminino é guiado pelo coração. A mente é importante, mas dela só virão ações éticas e para o bem do todo se o coração estiver no comando (co-mando: mandando junto). Nas palavras de Exupéry:

"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
           
Deixo um alerta, especialmente às mulheres: procuremos nos conectar com o feminino em nossa essência, ação simples que requer apenas atenção e lembrança constantes. Certamente, despertando o olhar do coração, veremos melhor a beleza ao redor (nas pessoas, na natureza, no mundo) e a partir dessa mudança, naturalmente tudo muda ao redor. Assim como a flor de lótus nasce na lama, também é possível plantar beleza no mundo e com ela florescer!
            Conforme Gandhi sugere: "seja a mudança que você quer ver no mundo"

Mas nem tudo são flores e o defeito da mulher merece ser lembrado, conforme circula na Rede:
O DEFEITO DA MULHER
Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras.

Um anjo apareceu e Lhe disse: 'Por quê leva tanto tempo nisto?'
E o Senhor respondeu: 'Já viu a minha ficha de especificações para ela?'
Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos.

 O anjo se maravilhou com as especificações.  
Somente duas mãos... Impossível!” E este é somente o modelo básico? É muito trabalho  para um dia... Espere até amanhã para terminá-la.
Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração. Ela se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar jornadas de 18 horas... O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.

Mas o Senhor a fez tão suave...

“É suave”, disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
“Será capaz de pensar?” perguntou o  anjo.   
Deus respondeu:
“Não somente será capaz de pensar, mas também de raciocinar e negociar”
O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da  mulher...
“Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela...” 
“Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima” explicou o Senhor.
“Para que serve a lágrima?” perguntou o anjo.
e Deus disse:
“As lágrimas são sua maneira de expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho.”
Isto impressionou muito ao anjo “O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa”
Sim é! A mulher tem forças que maravilham aos homens. Agüentam dificuldades, levam  grandes cargas, mas têm felicidade, amor e  alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam  quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam pelo que crêem. Enfrentam à  injustiça. Não aceitam 'não' como resposta quando elas crêem que há uma solução melhor. Privam-se para que a sua família possa ter. Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente. Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando seus amigos ganham prêmios... Ficam  felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento. Seu coração se parte quando morre uma amiga. Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não há mais forças. Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração partido. 
 
Entretanto, há um defeito na mulher:
É que ela se esquece o quanto vale.

8 comentários:

  1. Parabéns ao Dr. Ricardo e a Dra. Christiana por esse belíssimo texto, que enaltece á mulher e nos emociona!!

    ResponderExcluir
  2. Me fez refletir muito e achei o final encantador. parabens!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, Grande Dra. Cristina e Dr. Ricardo.

    Parabéns pela mensagem. Interessante a abordagem do tema frente aos movimentos atuais de igualdade e crescimento economico.

    Na minha visão a figura feminina esta se perdendo até mesmo por conta dos movimentos feministas. Acredito que há a oportuinidade para que as mulheres revisitem o direcionamento e atitudes provenientes de tais movimentos.

    A sociedade, historicamente, machista, jamais se fechará para o encanto, doçura e emoção da figura feminina, pelo contrário, isso esta se tornando cada vez mais essencial na diversificação e humanização de decisões para direcionamento de negócios e sociedade.

    Abração e Sucesso!
    nivaldo

    ResponderExcluir
  4. Acho que não podemos conceber o mundo em termos de diferenças entre sexos, idade, classe social,ou qualquer outra diferença.
    Devemos sim, ver as diferenças no tratamento dado ao ser humano. Essas sim, são importantes.
    Quando uma mulher ganha menos por ser mulher, ou mais por ser vista como bonita ( Vi uma pesquisa que diz que uma pessoa bonita chega a ganhar 17% mais que uma que não é considerada bonita) não dá pra aguentar.
    Quando um negro (pobre, claro!) ganha menos,ou é barrado em alguns espaços por ser negro, também não dá pra aguentar. Quando uma mulher ou homem se valem do serviço de outrem, pra fazer um serviço que não gostam de fazer por se julgarem superiores, e lhes pagam uma miséria por esse trabalho, também não dá pra aguentar.
    Quando um homem vê uma mulher apenas como um mero serviço ao seu dispor, seja em sexo, nos afazeres domésticos, ou mesmo como um adorno para engrandecê-lo aos olhos do próximo, ou também, no caso inverso: a mulher usando o homem, em circunstâncias equivalentes, não dá pra aguentar.
    Portanto, o que importa mesmo é enxergar o outro como um SER, sem superioridade ou inferioridade, seja ele criança, mulher, homem, velho, bonito, feio, deficiente ( observe pelas ruas o tratamento que se dá aos deficientes, aos desvalidos que vivem nas ruas, aos velhos,ou mesmo, aos simples pedestres... dá medo!).
    Falar de Masculino ou Feminino numa hora dessas acho que é meio perda de tempo, não é mesmo?
    Vamos nos preocupar com a grandeza do existir HUMANO!!! o RESPEITO a ele, sejam quais forem as circunstâncias e tudo será melhor resolvido, e, assim, o dia não precisará ser da mulher, da criança, da mãe, do pai, do namorado...
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Do gênero SER existem as espécies HOMEM e MULHER. A diversidade enriquece o conhecimento e evolução, e acho impossível tratar apenas do gênero. Não devemos trata-los com igualdade, mas com equidade, respeitando suas características e fragilidades. O texto é muito oportuno para reflexão de um momento atual de tentativa de tornar todos iguais, absolutamente globalizados, ignorando que diferenças somam!!!
    beijo a todos

    ResponderExcluir
  6. Palavras maravilhosas e profundas.Parabéns Dra.Cristina por suas sábias colocações Queremos SER (homens e mulheres), mais felizes?Ou sòmente SER , sem poder TER?Ambos somos matéria e consciência .Só que :uns amam demais, outros demenos,uns pensam com o coração , outros com a razão , uns têm, outros são , uns vêem, outros enchergam, uns tem fé demais,outros FÉDEMENOS .Vamos usar cada vez mais o SABER para SER , e para saber TER?Vamos VIVER melhor?ou pelo menos querer acordar para a vida?Afinal a vida é ou não é bela?.....

    ResponderExcluir
  7. Obrigada CHRISTIANA ALONSO e Ricardo.
    Uma reflexão oportuna, neste Brasil tão machista. Realmente a mulher está esquecendo do seu verdadeiro valor, e se curvando ao mundo material tão vazio e ilusório. Eu particularmente gostei das conquistas femininas, mas hoje temos mais atribuições, que só com uma mágica poderíamos realizar tudo. Então a classe masculina, também bem importante, poderia caminhar juntos para a harmonia e felicidade do planeta. Vejo também consciente ou inconsciente uma disputa entre homens e mulheres, não enxergo vencedores, somente frustrações. Ambos devem enxergar e vivenciar o caminho do meio, cada um contribuindo com que tem de melhor sem economias. Pois a economia de afetos , carinho e amor deixa o ser humano pobre e vazio.
    Vamos encher o mundo de alegrias, deixando-o mais bonito e enfeitado que só o amor pode preencher.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns estou sem palavras.

    ResponderExcluir