quarta-feira, 16 de maio de 2012

O APANHADOR DE DESPERDÍCIOS



Manoel de Barros
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que as dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor os meus silêncios."

9 comentários:

  1. A delicadeza do poema e de suas idéias singelas, mas profundas, fazem de Manoel de Barros um ser humano especial: nada passadista, nada retrógrado, e sim, profundamente humano em sua simplicidade de encantamento: um raro "APANHADOR DE DESPERDÍCIOS".

    Mário Inglesi

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras...........

    ResponderExcluir
  3. Só uso a palavra para compor os meus silêncios."

    ResponderExcluir
  4. O nosso Manoel de Barros é uma grande referência à simplicidade do mundo.
    Mostra-nos os nossos desperdícios, em contraposição a sua forma de juntá-los, de uma forma amorosa, valorizando os mais puros sentimentos dos quais o ser humano anda tão afastado, em buca de uma felicidade inalcançável, esquecendos-se de olhar ao seu redor e, cultivar a beleza que o cerca. Vamos olhar o céu, as plantas e as flores, os pássaros, as nuvens, as estrelas... Vamos ser menos "manés" e mais Manoel, mais Cora, Fernando, Drumond, Bandeira, Adélia, Jobim... e, tantos outros que dão às coisas simples que nos cercam, um valor bem ao alcance dos nossos olhos e corações.
    Beijão, dr. Ricardo, por mais este presentão!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! à todos
    Nossa! Dr. Ricardo, obrigada.
    Acumulamos tantas coisas..., queremos tantas coisas..., ficamos tristes por tantas coisas..., desperdiçamos tantas coisas, que loucura...
    Se cada um, ter o necessário, tudo seria diferente.
    Contudo, ainda procuramos lá fora, valorizamos a ilusão.
    Tudo é tão simples, e belo.
    Estamos à caminho.
    Obrigada por este lindo poema.

    ResponderExcluir
  6. Muito especial e significatico.
    Tudo que é simples é sempre bem vindo.
    Bjs, com carinho,
    MClara

    ResponderExcluir
  7. É bom lembrar o simples,que muitas vezes conforta...
    Bj pro cê grandão!

    ResponderExcluir
  8. Oh! Ricardo,
    Obrigada pelo momento especial por você proporcionado aos seus leitores.
    Aprecio muito a poesia de Manoel de Barros e espero um dia,com mais vivências nesta jornada, chegar ao que realmente importa na existência com
    a singela profundidade deste poeta.

    E como um poema leva a memória de outro, lembrei-me deste que até hoje conserva um sentido como se muito recente fosse:

    CONVERSA NOTURNA

    As palavras tem insônia
    e perambulam pelas ruas.
    Despem artifícios,ficam nuas,
    visitam-se sem cerimonia.

    Sem recado nominal,
    dão-se mais a quem as queira
    combinar de alguma maneira
    formando, as vezes, coral.

    Mas coragem é preciso.
    Elas regem, por um momento,
    em ressonância o sentimento
    e trazem prece, pranto, riso.

    Pérolas de saudade,
    pílulas de sentido,
    subordinadas ao vivido
    as orações dão a verdade

    Só então cedem. Dormitam
    plácidas, puras, silentes...
    plenas de noites e mentes
    que um brilho no escuro fitam.

    Dulce Moron ( 1987 )

    Ricardo, uma boa semana para você e, ate lá, um abraço desta amiga.

    ResponderExcluir
  9. Justamente no desperdício é que tem o necessário.

    ResponderExcluir