terça-feira, 21 de agosto de 2012

AGOSTO BOM GOSTO - SAÚDE NA SOLIDÃO

Agosto com gosto – Neste mês, troque pílulas e comprimidos de doença por Pílulas, Pérolas e Pétalas de saúde... Poesia é alimento para a alma, morada da saúde muito antes do corpo físico... A desnutrição da alma, ou anímica, é destino dos que ouvem o canto da sereia e ignoram o canto do "Ser Eu". E você?

Laurence Von Thomas - “If You Leave”
 
Rilke – Sobre solidão – Saúde na solidão

            Na minha infância, quando todos sempre me tratavam mal, e eu me sentia infinitamente abandonado, tão completamente perdido no desconhecido, pode ter havido um momento em que desejei muito ir para outro lugar. Mas então, enquanto as pessoas continuavam estranhas a mim, eu me dirigi às coisas e delas soprou uma alegria, uma alegria de ser, que sempre permaneceu uniformemente serena e forte e jamais comportou uma hesitação ou uma dúvida. Na escola militar, após longas e inquietas lutas, abandonei minha intensa piedade de criança católica, livrei-me dela, para ser ainda mais sozinho, ainda mais inconsolavelmente sozinho. Das coisas, porém, e sua maneira de tolerar e durar pacientemente, veio mais tarde para mim um novo amor, maior e mais pio, um tipo de crença que não conhece medo nem limites. A vida também é uma parte dessa crença. Oh, como creio nela, na vida. Não a vida constituída pelo tempo, mas essa outra vida, a vida das pequenas coisas, a vida dos animais e das grandes planícies. Essa vida que dura através dos milênios, aparentemente sem participação e, contudo, no equilíbrio de suas forças, cheia de movimento e crescimento e calor. Por isso as cidades pesam tanto sobre mim. Por isso amo percorrer longos caminhos descalço, para não perder nenhum grão de areia e dar meu corpo o mundo inteiro em múltiplas formas como sensação, acontecimento e afinidade. Por isso vivo, quando possível, de verduras, para estar perto da consciência simples da vida, não intensificada por nada de estranho; por isso não bebo vinho, pois quero que apenas meus sucos falem e rumorejem e tenham bem-aventurança, como nas crianças e nos animais, da profundeza de si mesmos! E por isso quero despir de mim toda arrogância, não me alçar acima do mais ínfimo animal e não me considerar mais magnífico do que uma pedra. Mas ser o que sou, viver o que me foi destinado viver, querer soar o que ninguém mais pode soar, brotar as flores ditadas ao meu coração: é isso o que quero – e isso decerto não pode ser arrogância.

7 comentários:

  1. Luisa disse...

    Muito profundo, lindo esses dizeres.
    Obrigada Ricardo
    Uma vez , ouvi uma senhora tinha por volta de 80 anos : a solidão é o nome que os bobos dão para o sossego, um sorriso lindo.
    Na plenitude da vida, tudo é maravilhoso não existe diferenças, somente cada um é o que é.
    As coisas acontecem, tudo é natural, ninguém preve nada, as coisas acontecem. A naturalidade se faz presente.
    Mas ainda estamos longe, queremos prever tudo, controlar tudo, até o curso da vida. E ntão como não podemos, vem a insatisfação e frustra çao.
    Mas estamos a cominho de aprender a lição.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o natural! Esse amigo discreto e esquecido que hoje cede, gentil e silente, seu espaço ao normal. Normal que se por um lado controla e ordena... Faz por outro esquecer aos seus, aquilo que neles é único, seu encontro com a natureza, para a qual o normal é a máscara que esconde a loucura daqueles que em algum momento esqueceram de si e pelo que vieram...

      Excluir
  2. Eu sou muito feliz quando me sinto solitário, curtindo maravilhosamente a solidão.beijos e obrigado pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  3. Que sensação maravilhosa apreciar nossa própria companhia!Esse exercício torna a vida plena e os estímulos externos nos servem para reflexão, crescimento ou mesmo para descartá-lo se for o caso!
    Paz à todos!

    ResponderExcluir
  4. A mesma solidão que afasta, aproxima... Só nos resta sentir perto "do que" somos livres.
    Beijo da irmã

    ResponderExcluir
  5. A solidão as vezes é boa companheira que nos ajuda a refletir sobre a nossa vida vendo o que esta certo e o que esta errado. Ou melhor vendo o que dá pra corrigir.
    Abraços!

    ResponderExcluir