sábado, 3 de novembro de 2012

O ESTRANHO



O ESTRANHO (Autor: Desconhecido)


Alguns anos depois que nasci, meu pai conheceu um estranho, recém-chegado à nossa pequena cidade. Desde o princípio, meu pai ficou fascinado com este encantador personagem, e em seguida o convidou a viver com nossa família. O estranho aceitou e desde então tem estado conosco.
Enquanto eu crescia, nunca perguntei sobre seu lugar em minha família; na minha mente jovem já tinha um lugar muito especial. Meus pais eram instrutores complementares: Minha mãe me ensinou o que era bom e o que era mau e meu pai me ensinou a obedecer.


Mas o estranho era nosso narrador. Mantinha-nos enfeitiçados por horas com aventuras, mistérios e comédias. Ele sempre tinha respostas para qualquer coisa que quiséssemos saber de política, história ou ciência. Conhecia tudo do passado, do presente e até podia predizer o futuro! Levou minha família ao primeiro jogo de futebol. Fazia-me rir, e me fazia chorar. O estranho nunca parava de falar, mas o meu pai não se importava.
 Às vezes, minha mãe se levantava cedo e calada, enquanto o resto de nós ficava escutando o que tinha que dizer, mas só ela ia à cozinha para ter paz e tranquilidade (Agora me pergunto se ela teria rezado alguma vez, para que o estranho fosse embora).
Meu pai dirigia nosso lar com certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentia obrigado a honrá-las. As blasfêmias, os palavrões, por exemplo, não eram permitidos em nossa casa? Nem por parte nossa, nem de nossos amigos ou de qualquer um que nos visitasse. Entretanto, nosso visitante de longo prazo, usava sem problemas sua linguagem inapropriada que às vezes queimava meus ouvidos e que fazia meu pai se retorcer e minha mãe se ruborizar.


Meu pai nunca nos deu permissão para tomar álcool. Mas o estranho nos animou a tentá-lo e a fazê-lo regularmente. Fez com que o cigarro parecesse fresco e inofensivo, e que os charutos e os cachimbos fossem distinguidos. Falava livremente (talvez demasiado) sobre sexo. Seus comentários eram às vezes evidentes, outras sugestivos, e geralmente vergonhosos.
Agora sei que meus conceitos sobre relações foram influenciados fortemente durante minha adolescência pelo estranho. Repetidas vezes o criticaram, mas ele nunca fez caso aos valores de meus pais, mesmo assim, permaneceu em nosso lar. Passaram-se mais de cinquenta anos desde que o estranho veio para nossa família. Desde então mudou muito; já não é tão fascinante como era ao principio.
         Não obstante, se hoje você pudesse entrar na guarida de meus pais, ainda o encontraria sentado em seu canto, esperando que alguém quisesse escutar suas conversas ou dedicar seu tempo livre a fazer-lhe companhia...
Seu nome?



Nós o chamamos Televisor...
Que se leia em cada lar...
Obs.: Seus irmãos, computador e celular, são os novatos que pedem nosso tempo e atenção; cuidemos para que as raízes que ainda sobram não continuem sendo queimadas...



7 comentários:

  1. Ola Ricardo !
    Que a gente possa chegar a um equilibrio e que esses instrumentos sirvam para aproximar os que estao distantes e nao afastar os que estao proximos...
    como estamos fazendo agora !
    Beijos
    Cintia

    ResponderExcluir
  2. TUDO POSSUE DUAS FACES, até o mal.VAMOS APROVEITAR A PARTE BOA DAS COISAS!Apreender a separar o joio do trigo é uma arte.Vamos tentar?abs e bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente amigo/a anônimo/a!

      A televisão é o maior meio de transformação social que o homem já concebeu. É preciso atenção para diferenciar a maravilha do meio, em relação aos fins para os quais o meio tem sido utilizado.

      Digo o mesmo para a maravilhosa energia nuclear, a maravilhosa psicanálise, o maravilhoso conhecimento do genoma e finalmente o maravilhoso Google, que nos permite esta prazerosa troca...

      Nas palavras do sábio, que joio e trigo cresçam e apenas então possam ser separados, para que o trigo não se perca...

      Que venha a arte, mas com discernimento, consciência e reverência ao "misterium tremendum et fascinans"...

      Abs e bjs

      Excluir
  3. Carta a um Amigo

    Sabe Francisco
    Eu vi pela televisão
    Notícias que falam do mundo
    Mergulhado em confusão

    Parece Francisco
    Que tudo o que você falou
    Somente os peixes e as aves
    É que prestaram atenção

    Você disse que é melhor
    Amar que ser amado
    Mas tem gente que ainda vive
    Dando amor pré fabricado

    Você que um dia arrancou
    A roupa do teu corpo e ousou
    Mostrar com sua nudez
    Coisas que outro homem jamais fez

    Venha de novo
    Fazer outra revolução
    Pois quem sabe dessa vez
    O mundo preste atenção.

    Raul Seixas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciosas palavras!

      Me lembraram as de Santo Antonio:
      "As riquezas existem para o homem, e não o homem para as riquezas..."

      E também as do ditado talmúdico:
      Se eu não for por mim mesmo, quem será por mim?
      Se eu for apenas por mim, que serei eu?
      Se não agora - quando?

      E ainda as de Thomas Jefferson:
      Nada é, pois, imutável, a não ser os direitos inerentes e inalienáveis do homem.

      Acrescente-se a isso apenas um pouco do pensar do humanista Erich Fromm, quando nos alerta sobre as nuances entre o caráter rebelde e o caráter revolucionário. O rebelde é contra, em geral autoritário, quer simplesmente por tudo abaixo, mas não tem nada para oferecer em troca, quer mandar a seu modo. O revolucionário é um transformador, nem sempre é contra, ouve as partes pois sabe que o contrário de algo é exatamente a mesma coisa ao contrário (vide as sucessões de caráter político, ou uma roupa do avesso); e neste ouvir cria uma síntese que se trata do real nascimento de algo novo. Assim, o último sempre tem algo a oferecer em troca, não apenas uma destruição para ver o que vem depois.

      Que aos poucos e na medida saudável a consciência humana desperte, antes de alguém precipitadamente e a serviço da ignorância literalmente partir para a ignorância...

      Excluir
  4. Prezado primo,
    gostei muito da mensagem do estranho, desconectar-se para conectar! Este mundo que vivemos é muito louco e o mundo digital mais ainda!As relações pessoais estão cada vez mais frágeis e superficiais e muitas vezes são substituidas pelas relações virtuais! Muitas pessoas hoje preferem viver sua identidade digital, dispender mais tempo e atenção a rotina virtual se afastando daqueles que realmente estão presentes em nossas vidas.
    Vi estes vídeos em anexo e gostaria de saber sua opinião sobre a relevância da água e a vida molecular?

    http://www.youtube.com/watch?v=n1QmhN2mKMo
    http://www.youtube.com/watch?v=78ZTSbNErJI

    Forte abraço,

    Cristiano Lemes Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro primo,

      O apresentador realmente traz palavras relevantes sobre o assunto. Vale a pena pensar com seriedade a respeito. Somos inconsequentes no cuidado com a saúde. Gosto muito da idéia que vem desde a época grega, sobre o envelhecimento, quanto a ajudar as pessoas a morrerem jovens, o mais tarde possível. É possível viver e morrer com SAÚDE.

      Acrescento ao material que vc sugeriu, o vídeo abaixo em que ele reforça o que várias autoridades mundiais vem falando a respeito do mito do leite e seus supostos malefícios...

      http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

      Grande abraço

      Excluir