quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SOBRE A LUZ II - SAÚDE CONDENSADA







“Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus...”

(Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim)



“Deus é a Verdade e a Luz é Sua sombra” (Platão)

“Deus é Luz” (João)



Cena final do filme: “O concerto”

Concerto para Violino de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (Пётр Ильи́ч Чайко́вский)


Quando a luz brilha, permite que a luz ao lado se acenda...



A luz transmite informação, seja a luz do olhar, seja a das fibras ópticas nos cabos distribuídos pelo mundo inteiro, facilitadoras na transmissão de informações por meio de feixes de luz.

       O sol é a maior fonte de luz visível em nosso sistema planetário, e os planetas desse mesmo sistema são retransmissores desta luz, na medida em que são vistos por funcionarem como espelhos refletores da luz emitida pelo sol. A lua, por exemplo, não tem luz própria. Vemos a lua devido à reflexão da luz emitida pelo sol quando se encontra com a mesma. Interessante pensar que na escuridão do céu há luz!

É apenas quando a luz solar se encontra com algum obstáculo, por exemplo, a lua ou um planeta qualquer, que ela se torna visível aos nossos olhos. Não fosse assim, veríamos um facho de luz saindo do sol e iluminando a lua. Curioso que apesar de não vermos tal facho, ele está lá!

A luz é algo muito digno de ser pensado por nós humanos, pois diferente de todos os conceitos do cotidiano, ela é duas coisas ao mesmo tempo, tem duas naturezas simultaneamente. Geralmente queremos entender algo à nossa maneira ou definir coisas de uma forma absoluta, mas a analogia que a compreensão da natureza da luz nos convida traz consigo algo de libertador no sentido de aprendermos que uma mesma coisa pode ser duas!!

No caso da luz, conforme a ciência atual, ela é partícula (fóton – vide efeito fotoelétrico) e ao mesmo tempo onda (imaterial – movimento). Não percamos tempo tentando entender aquilo que grandes pensadores advertem que nos deixaria esquizofrênicos (significado: com a mente dividida).

O significado de aluno é sem luz; toda poesia etimológica deve ser trazida à tona para que a vida ganhe sentido. Nesse sentido, o a-luno, se faz luz quando serve de refletor para a luz do professor. A luz do professor se manifesta na figura do aluno, sendo o primeiro também aluno, mas só se for Professor (com “p” maiúsculo), aquele que aprende ensinando...

Sem aluno, sem professor;

sem Professor a lua continua a brilhar na rua;

todo aluno é Professor, professa a luz do outro...



Todo professor deve ser aluno para receber em si a luz refletida e redirecionar seu foco, se for o caso. Aluno e Professor, dois aspectos da luz, respectivamente partícula e onda.

Assim, quando a lua é minguante ou crescente e o céu está “aberto”, podemos ver um duplo contorno na lua, sendo um menor e menos luminoso dentro de um maior e mais luminoso. De que se trata isso? O contorno menos luminoso é o reflexo da luz do sol que ao se chocar com a terra é refletida para a lua; o mais luminoso provém da reflexão direta da luz do sol.

Os planetas nos são visíveis devido à reflexão da luz do sol sobre os mesmos; eles em si não têm luz. Essa luz refletida nos traz a informação da localização dos planetas; de modo similar a luz emitida pelas galáxias carrega informações sobre as mesmas. Algum tipo ou qualidade de informação “vive” ou existe associado à natureza da luz, vale pensar a respeito...

Além disso, não se pode perder de vista, muito menos esquecer que o próprio sistema solar é um relógio de alta precisão e que cada planeta do mesmo funciona como ponteiro deste gigantesco movimento, remetendo nossa percepção aos mais variados ciclos sob os quais estamos sujeitos, enquanto parte deste sistema. Na prática isso significa que a Lua é um ponteiro que completa uma volta em cerca 28 dias, Marte funciona como um ponteiro de cerca 2 anos, Júpiter 12 anos, Saturno 28 anos e assim por diante. Todos esses ciclos planetários guardam relações com inúmeros ciclos terrenos, conforme as mitologias imortalizaram em suas histórias que encontram sua correspondência viva nos céus.

Interessante observar, por exemplo, sistemas de educação, como aquele de escolas antroposóficas, que trabalham com o conceito de setênios. Associando o processo de amadurecimento do humano a ciclos de sete anos (7, 14, 21 e 28 anos - quatro setênios), resgatam a dinâmica celeste aproximada do planeta Saturno, mitologicamente conhecido como o senhor do tempo. Coincidência?

Bom assunto para um momento oportuno...

Enquanto isso veja abaixo um artigo sobre o assunto:


12 comentários:

  1. Querido anjo da guarda! sumi mais estou de volta, mais estou sempre acompanhando a suas atualizações,
    Temos uma rica fonte saúde que é a luz, muitos ignoram que a saúde esta por toda parte.
    Parabéns pelo artigo sempre enriquecedor.
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo
    Belo texto!

    Sentimos sua falta na reunião de ontem.

    Grande abraço,
    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex!

      Me alegro em suas palavras!

      De algum modo, como você sabe, estava entre vocês...

      Logo apareço para aprender um pouco mais!

      Abração

      Excluir
  3. Oi, Ricardo
    Seu texto se fez luz para mim , clareou minha mente, aqueceu meu coração
    que vibrou de contentamento e gratidão, em saber que existem pessoas como VOCÊ.
    Muito obrigada,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm!

      Aquecer o coração é bem bom! Clarear a mente, lançar uma semente...

      Tem uma poesia que eu gosto; é do Steiner e fala assim:

      No coração tece o sentir,
      Na cabeça luze o pensar,
      Nos membros vigora o querer.
      Luzir que tece,
      Tecer que vigora,
      Vigorar que luze:
      Eis o homem.

      Eu que agradeço!

      Até já...

      Excluir
  4. OI, Ricardo

    Vc é LUZ nas nossas vidas. Luz que nos enternece, acalma e direciona para um bem maior. Obrigada pela sua Luz.
    Beijos e que a bem-aventurança de Deus te guie sempre.

    KI OK JOO

    ResponderExcluir
  5. Agradeço pelo convite iluminador a reflexão sobre o significado da Luz em nossas vidas e quão eternos a-lunos somos e o qto devemos estar buscando a compreensão deste reflexo q chamamos de Vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonito isso:

      "Reflexo que chamamos vida"

      Acho isso mesmo, esse reflexo complexo que geralmente se resolve em um amplexo!

      Um grande e luminoso amplexo para você!

      Excluir
  6. Oi Ricardo
    Dizem que ser Neuro-Cirurgião é ser Deus.
    Um pouco Dessa Luz vc nos tráz.
    Obrigada. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta bondade sua,

      Se me permite; talvez sua observação se faça ainda mais sublime e democrática nas palavras do Cristo, em situação prestes a ser apedrejado pelos "gentlemen" dos versículos anteriores:

      Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: "Sois deuses"?

      Gratidão pela sua luz!

      Abç

      Excluir