segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PEDAGOGIA E ANTROPOSOFIA – RUDOLF STEINER



             
         Outro dia, cedo lendo a folha SP estava lá este artigo:



            Após lê-lo lembrei-me deste escrito 90 anos antes e abaixo transcrito:

            “Toda educação é autoeducação e nós como professores e educadores, somos apenas o ambiente da criança em processo de autoeducação. Temos de oferecer o ambiente mais propício possível, para que a criança se eduque através de nós da maneira que tem de educar-se, em função de seu destino interior.

            Só conseguiremos conquistar a postura correta do educador e professor em relação à criança conscientizando-nos, cada vez mais, de que é realmente assim. Para as pessoas em geral podem existir diferentes orações; para o professor existe, além dessas, a seguinte oração: “Senhor, faça com que eu consiga extinguir em mim as ambições pessoais.” E também: “Cristo, torne especialmente verdadeira em mim a palavra de Paulo: não eu, mas Cristo em mim.” Como disse, para outras pessoas pode haver muitas orações; para o professor existem estas; para Deus em geral e para Cristo em particular, a fim de que possa reinar nele o espírito sagrado adequado à verdadeira educação e ao verdadeiro ensino. Esta é a trindade correta para o professor.”

Em: A prática pedagógica segundo o conhecimento científico-espiritual do ser humano – Dornach, 20 de abril de 1923.

8 comentários:

  1. Nem sei o que comentar.
    Creio que existem aqueles professores/educadores que despojando de suas imperfeições, realmente conseguem ser útil ao aprendizado de seus alunos.
    Penso que, existe como se fosse uma magia, onde um compreende e respeita o outro, aceita o outro, há o encontro , os olhares se tornam um só.
    E o ser se revela, caminhando e tomando o seu lugar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Segundo Pascal, existe um universo interior e outro exterior ao ser humano. Esses universos se comunicam. O professor é personalidade importante nessa interação que cada aluno realiza em si.

    ResponderExcluir
  3. Por isso que a profissão de professor é a mais sagrada de todas. Pena que não dá nem para compartilhar esse escrito do R. Steiner ...as pessoas não conseguem enxergar a verdade quando ela está vestida com elementos que já foram utilizados por alguma religião...
    Maria Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,

      As pessoas conseguem sim, basta que tenham um pouco clara a diferença entre Cristo e Cristianismo, um pouco de boa vontade e uma pitada de amor no coração. Claro que para aqueles de nós com muito amor no coração não precisa nada disso...

      A verdade é marota e cheia de amor, não creio que suas vestes possam confundir aos que buscam com o coração; creio sim que possam confundir aos buscadores mentalistas, discípulos de Tomé - momentaneamente cegos pela luz de uma ciência crente em verdades acabadas e passivas de serem dominadas, dogmatizadas e ensinadas em sala de aula.

      Religião? Esta nossa troca é uma experiência religiosa. A religião permeia todas as nossas atitudes do primeiro respiro ao último suspiro.

      Que a sacralidade do professor possa ser resgatada e a religação aluno professor seja resignificada e compreendida como o que há de mais sagrado!

      Enquanto isso, vamos compartilhando as palavras dos Sábios que passaram por aqui...

      Excluir
  4. Olá Ricardo!
    Desculpe-me o atraso no comentário , mas, ainda em tempo registro minha experiência como educadora , que foi maravilhosa, pois servi de instrumento Daquele que um dia me guiou para o magistério, embora a vontade seria na medicina. O segredo está na humildade para ensinar,ou ser a mediadora entre o conhecimento e o objeto a ser estudado .O magistério para mim foi uma missão ,onde o amor envolvia "os conteúdos ", que serviriam para que semeassem a outras gerações e os trouxessem a luz .
    Ricardo, eu consegui ! durante 18 anos trabalhei na formação de professores .
    Agradeço a Deus, porque as sementes lançadas alcançaram terras férteis e centuplicaram. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!

      Não há atraso, o blog, os participantes e os comentadores são todos atemporais!

      Um ótimo 2014 para você!

      Excluir
    2. Olá Ricardo!
      Sabia que sua resposta seria essa, perfeita.
      Para você também um FENOMENAL 2014 !
      Vera.

      Excluir
  5. O comentário anterior, foi escrito pela Vera.

    ResponderExcluir