terça-feira, 5 de novembro de 2013

SIMETRIA III - A NATUREZA E SEUS TRUQUES

Continuação de:
http://saudeconsciencia.blogspot.com/2011/08/desenvolvimento-humano-e-simetria.html
http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/2011/09/simetria-um-pouco-mais.html
http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/2012/02/simetria-em-cristais-parte-ii.html


Um labirinto é uma casa edificada para confundir os homens; sua arquitetura, pródiga em simetrias, está subordinada a esse fim. (J.L.Borges – O Aleph)


Há muito tempo os físicos sabem que a simetria é um quesito que revela a ordem naquilo que aparenta ser caos. Um exemplo clássico é a invariância das leis físicas em todo o universo (simetria por deslocamento). Entre os exemplos mais interessantes encontramos o da simetria entre partícula e antipartícula, de acordo com a qual cada partícula subatômica tem seu correspondente com polaridade oposta. Para Wolfgang Pauli cuja visão de simetria se estendeu além do campo da ciência, chegando a uma concepção holística englobando o psiquismo e a matéria, na qual cada um reflete o outro, as simetrias são vistas como uma característica da natureza. As próprias contribuições de Pauli para a física moderna muitas vezes foram decorrentes de extrapolações e analogias a situações vivenciadas em sonhos e compartilhadas com seu amigo Jung; sugerindo mais uma vez a percepção simétrica entre o estado de sono e vigília.
De todas as simetrias, aquelas que acontecem na arte são minhas preferidas. O dia “doce” de junho, simétrico mês de gêmeos, é o dia do amor e não duvido seja o dia do simétrico abaixo...


Um dia de amor simétrico - https://youtu.be/vn0zj2Ozmvc

O químico alemão Friedrich August Kekulé von Stradonitz, também chegou à descrição simétrica do anel hexagonal de Benzeno em sonho:
“Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Uma das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei; ...passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." - Augusto Kekulé, 1865.
Além de Kekulé, pensadores, cientistas e matemáticos como René Descartes, Thomas Édison e Mendeleiev também vivenciaram visões reveladoras na simetria sono-vigília. Descartes, em viagem à Alemanha, teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Thomas Édison teve vários insights durante o sono. O pai da tabela periódica, Dmitri Mendeleiev, afirmou ter tido um sonho no qual era mostrado o modelo da tabela periódica atual.
Ora, se a física abunda em histórias e teorias simétricas e supersimétricas, a literatura não fica para trás. Machado de Assis cuidou em explicar com maestria no conto “O espelho”, abaixo, o porquê de cada criatura humana trazer duas almas em si: a que olha de dentro para fora e outra que olha de fora para dentro. Não deixe de ler, em um momento tranquilo...

Esse tal de Osho disse que o mundo é apenas um reflexo, uma grande simetria; se você tem resistência, então o mundo inteiro tem resistência. Andar sem deixar pegadas é silenciar os espelhos. Em um de seus escritos ele contou uma estória que aconteceu uma vez...
“Um rei construiu um palácio, um palácio feito de milhões de espelhos – todas as paredes estavam cobertas de espelhos. Um cão entrou no palácio e viu milhões de cães ao redor. Assim, sendo um cão inteligente, ele começou a latir para se proteger dos outros milhões de cães em volta dele. Sua vida estava em perigo. Ele deve ter ficado tenso, e cãomeçou a latir. E quando ele começou a latir, os milhões de cães começaram a latir também.
De manhã o cão foi encontrado morto”.

Caramba! Já pensou um dia desses não acordar? A última simetria, a dos gêmeos da pintura: Hipnos (sono) e Tanatos (morte)...

Sono e seu irmão gêmeo Morte - Tela de 1874 por John William Waterhouse

12 comentários:

  1. Olá !
    "Cada um reflete o outro."
    Eu sorrio e você me sorri... eu te amo e você me ama.
    Esta é nossa vida , somos espelhos e nos espelhamos para o Bem ou para o Mal. Para o Ser ou Ter.
    Reverências.
    Abraços da Vera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!

      Se me permite: Espelhos sim e Lentes também...

      Um grato abraço

      Excluir
  2. Adorei.
    Fui até ler o conto do Machado. Mas acho que nossas interpretações são maiores do que as pretensões dele...
    Quanto ao sonho de Kekulé, sabia, mas nuncatinha lido o relato. Poderia citar a fonte?
    abraços simétricos.
    Maria Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MP!

      Também gostei da Machadada...

      O sonho está descrito em: http://pt.wikipedia.org/wiki/August_Kekulé

      Neste link você encontrará a referência abaixo:
      BOYD, E.; MORRISON, R. Mol. In:______. Química orgânica. 12. ed. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkian, 1995. cap. 14.3, p. 701.

      Um amplexo simétrico e grato

      Excluir
  3. Simétrico demais.Sono e vigília, caos e ordem , ou ordem e caos.Os espelhos é que sāo nós, nāo nós somos espelhos.Nós pela lei da simetria estamos na realidade dentro do espelho olhando-nos, mas só nāo temos certeza do até quando?ou do depois!Tenho dito , ou melhor refletido.Abs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza é um Simétrico da Dúvida. Simetria não é oposição, senão reflexão...

      É no SER da CERteza que o mundo acontece; é no TER da cerTERza que o mundo emudece.

      Abs

      Excluir
  4. Sonhei com O BURACO NEGRO!E comecei a me ver e ver o mundo de lá pra lá e de lá pra cá!...Abs.

    ResponderExcluir
  5. Ser é simétrico de ter?Refletindo melhor suas palavras:-Sou...logo existo.Tenho ...morri em vida?ou estou querendo entender e procurar SER?Estou me sentindo um simétrico de mim mesmo!Será porque tem um espelho que está refletindo-me bem aqui e agora na minha frente?Depois destes teus ensinamentos ou simetriamentos prefiro SER e viver do que sòmente ter e estar mudo para o mundo.Acho que um segredinho ou um mistérinho na vida é o ser enquanto humano TAMBÉM SABER TER.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser e Ter são assimétricos, uma quebra de simetria, ocorrência rara; acontece...

      Desensinamentos...

      Sobre estas palavras tão pequenas e parecidas, a língua portuguesa deixa brincar com o som do S, brincar com o som do T... Qual acaba e qual não?

      Ouvir a simetria ajuda. Pode também querer ver sim, mas Ver com o coração - o essencial é invisível aos olhos. No coração o assimétrico vira simétrico, mas só lá... Veja lá, ausculte e me conte: porque as duas batidas, o tum tun, o tum tá ou o TUM tum, são tão assimétricas em si?

      As pedras são e existem; melhor para nós é ser em movimento, algo como aquele menino Heidegger sugeria, Dasein - filosofia só é quando filosofamos. Filosofia é filosofar.

      Se um ter houver, como sua bondade sugere, que ele saiba ser sopro; e que não seja um ser tido senão um ser tendo.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá !
    Posso pensar assim ??
    O SER é o EU , o TER é do EGO
    O EGO quer tudo TER , o EU ... tudo SER !
    Obrigado Mestre, que me leva a pensar e a aprender.
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!

      Claro que pode

      Sejamos gratos ao mestre Cristo, por sua reflexão e por juntos podermos pensar e aprender.

      Excluir