terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A LUCIDEZ PERIGOSA




Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
Assim como um cálculo matemático perfeito
do qual, no entanto, não se precise.
Estou por assim dizer
vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que:
que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano
- já me aconteceu antes.
Pois sei que
- em termos de nossa diária
e permanente acomodação
resignada à irrealidade -
essa clareza de realidade
é um risco.
Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto,
amém.
 

Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo. 2ª ed. RJ – Nova Fronteira, 1984.

4 comentários:

  1. Olá Ricardo! Eu tive o prazer de encontrá-lo nas escadas de um evento de Montes Claros! Será que lembrarás? Em todo caso, gostaria de agradecer pelas palavras dadas naquele evento e dizer que me foi uma agradável experiencia ver que a medicina é algo além de doença. Oportunamente, ganhou um leitor do blog (e que blog!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson!

      O prazer foi todo meu!

      Seja bem vindo a este espaço, sempre aberto a sugestões.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Olá Dr. Ricardo! Obrigado por compartilhar tantas informações importantes. Encontrei seu livro há poucos dias por obra do "acaso" e era exatamente o que eu estava precisando no momento.

    Gostaria de te pedir algumas indicações. No final de um vídeo que vi no seu canal do YouTube sobre a medicina da saúde, o sr. fala sobre uma ampla literatura que discute o tema da doença como oportunidade. Já li algumas obras que discutem essa ideia, como os livros do Rudiger Dahlke e o Ponto de Mutação, do Fritjof Capra, mas gostaria de saber se o sr. poderia me indicar outros livros e autores que tenham se aprofundado neste tema.

    Também gostaria de saber se o sr. atende em algum consultório e como faço para tentar marcar uma consulta. O sr. trabalha com homeopatia?

    Muito obrigado e um abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel (Deus é meu juiz)!

      Eu que lhe agradeço a bondade da visita. Lembre-se de quando terminar de ler o livro me indicar onde eu possa melhorar. Sugiro que comece a leitura do mesmo pelo último capítulo: Plano de Saúde x Plano de Doença, é o coração da proposta.

      Sobre as indicações, de fato a literatura é ampla. Aqui vão algumas sugestões:
      Tolstoi - A morte de Ivan Illich
      Tolstoi - Onde existe amor Deus aí está (Tolstoi é mestre em explorar o aspecto didático do adoecer)
      Max Heindel - Princípios ocultos de saúde e cura
      Artigos do blog: Saúde e Doença dois lados da mesma moeda / Prevenindo o paciente do médico
      Filme - Mar adentro (Alejandro Amenábar)
      Filme - Ikiru (Akira Kurosawa)
      Livro Anticâncer - (David Servan-Schreiber)
      Goethe - Ensaios científicos - uma metodologia para o estudo da natureza
      Schiller - A educação estética do homem
      Annick de Souzenelle - O simbolismo do corpo humano.

      Quando terminar posso lhe indicar mais; no entanto, mais que a leitura, sugiro uma prática: observe cada detalhe do seu dia enquanto lê as obras, como se os detalhes fossem um prolongamento prático da leitura, como se o dia e a leitura fossem uma mesma coisa...

      Não pratico homeopatia não, mas sou adepto da medicina ampliada pela Antroposofia. Caso eu possa lhe ser útil de algum modo, meu email é: rjleme@hotmail.com.

      Um abraço e até breve!

      Excluir