terça-feira, 17 de junho de 2014

ELOGIO x ELEGIA À VAIDADE – ACONTECEU EM 12 DE JUNHO

“Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?”.
Eclesiastes 1:1-3

Blogueiros homenageados 12/06/2014

No último dia 12 deste mês um evento sem precedentes ocorreu na Arena Saúde é Consciência. Os mundialmente famosos blogueiros Mário Inglesi e Ricardo Leme, reconhecidos pelo incansável trabalho rumo a uma humanidade plenamente saudável, completaram juntos 126 anos! Sendo destes a maior experiência atribuída ao octogenário Sr. Inglesi e 46 ao principiante Sr. Leme.
Excepcionalmente e de forma inédita, a equipe de repórteres e correspondentes internacionais do blog foi destacada para a cobertura do evento que transcorreu em ambiente reservado. Durante o evento os homenageados discursaram cada qual manifestando sua peculiar expressão geminiana. Seguem as falas dos homenageados.

Dr. Ricardo,
Caro amigo.
Não bastassem as festas juninas, em homenagem aos sempre louvados: Santo Antônio, São João e São Pedro, dançando ‘quadrilha’, tomando quentão, comendo pipoca e muitas guloseimas caseiras feitas e oferecidas pelos paroquianos, e cantando, músicas de repertório já eternizado, em meio a fogueiras e chuva de fogos de artifício, temos, também - ao que se saiba - festejos de aniversários de dois compadres, um da saúde e todos os demais afazeres, e, o outro - agora octogenário - pintando e bordando em escritos vários e fugazes.
Agora, no arranjo dos desarranjos, a ocorrer sempre neste mês de junho, porém, de quatro em quatro anos, em países diversos, inventaram para gáudio popular, no Brasil, a tal Copa do Mundo de Futebol, além de outras bossas esportivas, já agendadas, sempre com muita antecedência e preparo.
Assim, neste ano, mais uma Copa do Mundo. Desta feita, - imaginem que glória! - no Brasil. Trabalho e dinheiro - logo, não faltarão desperdício e malversação, principalmente, no que se refere ao segundo.
Isto tudo, porém, são apenas firulas, o que interessa mesmo agora é homenagear o sr. doutor.
É que ele, tal como Sócrates e Tostão - também doutores - o foram, em tempos idos - imaginem! - recebeu convocação para integrar à seleção brasileira de futebol à Copa de 2014. Entre os melhores dos melhores, pela somatória de feitos, lógico que é merecedor - e muito- da nossa maior confiança e elogios. Afinal, como emérito atacante, mas com qualidades para jogar em quaisquer posições ou frentes, sempre com sucesso, como já demonstrou e vem demonstrando, numa metamorfose a olhos vistos, só nos resta aplaudi-lo e torcer por seus gols logo na primeira partida no dia 12 de junho. Estamos confiantes, sempre na torcida, para aclamá-lo e parabenizá-lo logo na estreia, pelo gol ou gols da vitória do time brasileiro.
Portanto, doutor, conte com nossa confiança e nossos aplausos sempre. Um ídolo é para comemorá-lo e homenageá-lo em todas as oportunidades, principalmente, nessa dupla ocasião de aniversariante e jogador na 1ª Copa inteiramente brasileira.
Afinal, depois da foto com o rei Pelé, o senhor estará, visceralmente, no olho da mídia, ainda mais, com o abraço do Rei, o seu aval, como jogador foi garantido. Ô, homem sortudo, tá feito na vida…
 Ora, ora. Mas, não há surpresas. Tudo é possível. Para quem é fundador e titular do: “Saúde É Consciência”, - time dos mais importantes e cujos feitos esportivos e sociais em prol da saúde vem ganhando cada vez maior notoriedade, o fato ora ocorrido é notoriamente corriqueiro e justificado.
 Bem! O cansaço por tantas efemérides festivas – Festas Juninas, Aniversários e Copa do Mundo – creia, não me fará esmorecer e nem me abaterá nenhum pouco, ainda porque, com um sorriso à la “Monalisa” e ensimesmado, aproveitarei para refletir sobre a “brevidade da vida”.
Parabéns e abraços de congratulações a todos os festeiros e com vivas e brindes, em particular, ao nosso grande e emérito amigo homenageado.
Mário Inglesi

Dr. Sr. e Vovô Mário,
Companheiro de caminhada!
Compadres comemoram, festas juninam e neste ano nosso doze de junho virou feriado! Importantes por tabela, operários da saúde, brindemos os leitores com reflexões, especialmente as octogenárias, saudáveis em si visto o precioso e consistente percurso que as sustentam desde nosso primeiro bate bola no livro “Saúde É Consciência”.
Passadas as firulas, bem delineadas e acentuadas, me resta, embalado pelos confetes lançados, agradecer e retribuir o aprendizado que abunda sempre de sua bondade, palavras que se envaidecem por um lado, por outro lembram a longa caminhada desde a estação vaidade à quase inavistável e quiçá inabitável humildade. De fato, suas palavras me envaideceram e assim me levaram a refletir sobre esta companheira, também sorrateira!
Um amigo mineiro que estudou física sempre fica sério quando eu descuidado o elogio e diz: “Ricardo, como sabe, o elogio colapsa a função de onda e quando a onda vira partícula pode esbarrar em alguém e se desviar...”. De fato, o elogio, primo distante da elegia, pode confundir e fazer tropicar. Recordo-me a esse respeito da última cena do filme “Advogado do Diabo” (veja abaixo) em que o moço crente na vitória, de fato baldeava para a estação eterno retorno...


É vaidade ou orgulho popular dizer que devagar se vai ao longe, que uma andorinha só não faz verão e que nenhum ser humano é uma ilha? Sem resposta, desejo que a profícua caminhada conjunta prossiga, assim como sua inspiradora generosidade, na esperança de algum dia, por imitação eu possa ser um pouco menos Eu e um pouco mais Tu, buberianamente falando. De fato, vaidade é insanidade e, portanto distancia da saúde.
E por ser assunto capital, convoco o pensador Leandro Karnal para nos contar em palavras precisas um pouco mais sobre esse pecado nosso de cada dia, o orgulho. Precisas de necessárias e também de certeiras, carregadas de preciosidade e de precisão, mas recheadas do amor inerente à sabedoria.


É sempre surpresa notar como apenas duas letras transformam a vaidade, cheia de si, em algo formoso como a vacuidade, voilá, prima esvaziada. Que esse “vazio” seja para nós, vaso a ser preenchido não pelo inútil visto fútil, talvez infértil quando não infernal...
Enquanto esperamos, na semana vindoura, a chegada simbólica do Corpo de Cristo, recordemos que em intervalo similar ao que separa nossas idades, um de nossa raça foi capaz de mudar a história do humano sem usar um lápis, senão sendo um. Um verdadeiro escritor fantasma!
Claro houve outros, como Sócrates, e o mais incrível foi ter feito tudo sem gastar um “Tostão”! Ou seja, sem desperdício ou malversação!
Caro amigo, que nosso time, nossa tabelinha, nossa caminhada se eternize (seja escrita no éter) e seja útil; e que seus 80 “gols” sirvam de lanterna para os cantos escuros onde o breve viver de seu parceiro não alcança. Que sua humílima pessoa e sabedoria possam continuar presenteando este blog e seus leitores e que saúde e consciência lhe sejam concedidas nos incontáveis “doces de junho” por virem. Espero não tê-lo embevecido, escolhi a elegia ao elogio, pois sei de ter sido ensinado, que para desencaminhar um grande homem, bastam três elogios.
Muitos vivas para os vivos aos 80 e de maneira especial ao companheiro de jornada Dr. Sr. e Vovô Inglesi, visto ser vivo que vive e não dos que apenas existem como o reino mineral e quimeras do hominal.

Ricardo José de Almeida Leme

3 comentários:

  1. Uau!!!

    Muitos "doces" de junho para os dois.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Ricardo

    Dileto Amigo

    Ah! Doutor, o senhor está cada dia pior. E desta feita, em seu texto ora recebido, o senhor se superou, e, me deixou com a impressão de haver pisado no tapete vermelho e ganho um Oscar da Academia de Hollywood.

    E mais, inflou o meu ego, fazendo-me acalentar a pretensão de concorrer a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, e tornar-me um imortal acadêmico, em companhia nada menos, do que de seu fundador, o emérito Machado de Assis.

    Ou ainda, quem sabe, ganhar o Prêmio Nobel da Academia Sueca, tendo o caro amigo, como anfitrião, a fazer-me a entrega simbólica do prêmio. Realmente, era só o que faltava para estourar de vez, meu ego.

    Enfim, dr. o senhor me ensejou uma bela e fantasiosa oportunidade de alçar-me, sem maiores esforços, aos píncaros da glória, tal como Ulisses, o herói de Homero.

    Tudo isso foi muito gratificante para mim. Mas, a realidade é mais forte e exigente para conosco. E desse grande mergulho etéreo, tive que voltar à tona e ser, apenas, o herói da triste figura, o tal Dom Quixote – lutador ocasional contra os moinhos de vento, nada mais!

    De todo modo, o senhor fez, e vem fazendo, com que as estrelas brilhem, com maior intensidade no céu do meu simples viver.

    Isso é muito bom e gratificante para mim, pois traduz, em boa hora, os versos de uma canção de Nelson Cavaquinho:

    Me dê as flores em vida

    O carinho, a mão amiga

    Para aliviar meus ais.

    Depois que eu me chamar saudade

    Não preciso de vaidade

    Quero preces e nada mais.

    Desse modo, a postagem do seu texto no Blog, com as conotações que lhe foram oferecidas, acredito ser deveras interessante para todos que o lerem.

    Abraços sempre afetuosos

    Mário Inglesi

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuuuuuuuuu!!!!!!! Arena 12 de junho, mega eventos comemorativos, aniversários em duplicidade geminiana ( aliás, achei Sr. Mário um fofo) , foto sua com o rei do futebol (foi isto mesmo que entendi????), simplesmente , perdi o fôlego!!!!!!!

    E viva a copa da Saúde é Consciência!!!!! Viva aos artilheiros: Ricardo e Sr. Mário e viva nosso grito de guerra:

    Ohhhhhhhhh O CAMPEÃO VOLTOU , A CAMPEÃO VOLTOU..........

    Parabéns a ambos os craques!!!!!

    Beijo

    Carol

    ResponderExcluir