quarta-feira, 15 de junho de 2016

O HOMEM ESTÁ NA CIDADE COMO UMA COISA...

Pelo neoconcretista Ferreira Gullar

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

mas variados são os modos
como uma coisa
está em outra coisa:
o homem, por exemplo, não está na cidade
como uma árvore está

em qualquer outra
nem como uma árvore
está em qualquer uma de suas folhas
(mesmo rolando longe dela)
O homem não está na cidade
como uma árvore está num livro
quando um vento ali a folheia

a cidade está no homem
mas não da mesma maneira
que uma pássaro está numa árvore
não da mesma maneira que uma pássaro
(a imagem dele)
está/va na água
e nem da mesma maneira
que o susto do pássaro
está no pássaro que eu escrevo

a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa

cada coisa está em outra
de sua própria maneira
e de maneira distinta
de como está em si mesma

a cidade não está no homem
do mesmo modo que em suas
quitandas praças e ruas


3 comentários:

  1. Ola Ricardo, como vai?
    Muito bom o seu blog... gostei dos poemas, se não me engado são de reflexão....
    tenho também um blog relacionado a saúde, se me permita posso quero deixar o endereço do meu blog aqui nos comentários, para que outras pessoas tenha acesso as várias informações que la estão e aprendam a ter mais qualidade de vida e vivam melhor.
    O endereço do meu blog é: http://saudeevidananet.blogspot.com.br/
    No mais obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauco!

      Fique à vontade por favor. O espaço é nosso.

      Agradeço sua contribuição e parceria!

      Um abraço e eu que agradeço!

      Excluir
    2. Minha sugestão, nessa curta caminhada, é que cuidemos para que o aspecto comercial não comprometa o conteúdo que escolhemos para partilhar com as pessoas. Na mesma medida em que nos tornamos muito comerciais e midiáticos, corremos o risco de uma perda na qualidade do que oferecemos como material para reflexão.
      Um abraço!

      Excluir