domingo, 17 de julho de 2016

EXPECTATIVA OU PRONTIDÃO?



O momento presente é de crucial atenção, especialmente no que diz respeito à moda e à mídia. É comum ver pessoas tropeçando na rua ao ler o celular enquanto caminham e crianças que não mais conseguem aprender nas escolas. O cenário não é muito animador e ao que tudo indica as pessoas estão cada vez mais carentes de estímulos, informações, enfim algo que distraia. O grau de esvaziamento interior é tão avançado que torna explícita a insanidade de alguns.

O filme estadunidense “Her”, segundo o tradutor “Ela”, retrata esta insanidade com propriedade artística, vale conferir:



A tecnologia que deveria libertar tem estabelecido o medo ao invés da paz, angústia ao invés da serenidade. Antigo e velho são confundidos e a beleza e sabedoria do primeiro são demolidos em função de um “novo” em geral vazio de formas e conteúdos.

Um exemplo observado na medicina são os exames de imagem, cada vez mais sensíveis e justificando eventuais procedimentos “desnecessários”. Como a medicina não é ciência exata, mas biológica, é importante saber que diferentes profissionais podem ter diferentes condutas baseadas em um mesmo exame. Enfim, “faca de dois gumes” que mesmo em mãos experientes podem ferir.

Basear decisões no medo e na expectativa é uma forma caricata de adoecimento social. Lembre-se que recentemente a mídia noticiou casos de famosos que optaram pela retirada profilática de partes do corpo pela expectativa de que poderiam ser acometidos por um câncer! Lembre-se que tais partes retiradas não tinham indícios de neoplasias. A que se prestam alardes desta natureza?

No presente momento, o único seguro que de fato promove cobertura total é tomar a vida em suas próprias mãos, que a autora analisou com maestria na bela obra abaixo:


Cada um tem uma biografia única e a saúde diz respeito a apropriar-se desta biografia. Saúde é presente; soltar-se do passado e resguardar-se de projetar-se no futuro são os anticorpos imprescindíveis para ser saudável. Cuide em não confundir fome de vida com fome de novidade. Caso a confusão já tenha acontecido, existem formas de pensar a ansiedade:

Na medicina da saúde o principal exame é o “exame de consciência” e a campanha de vacinação visa inocular a fé, a esperança e o amor. Meus votos de que a saúde para você seja uma realidade e não apenas saudade.
 


5 comentários:

  1. Obrigado Dr.Ricardo!Seus ensinamentos me faz ter vontade de dizer:" A vida é bela "...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Dr. Ricardo. Ótimas reflexões: ajudam imensamente!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do seu artigo. Cada vez mais o mundo virtual entra em nossas vidas, ou entramos nele...Tomada de consciência

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do seu artigo. Cada vez mais o mundo virtual entra em nossas vidas, ou entramos nele...Tomada de consciência

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras Ricardo. Fazer de nós um com Deus, isso nos faz únicos e com maravilhosas responsabilidades. Obrigada

    ResponderExcluir