sábado, 11 de novembro de 2017

ESTUDOS CIENTÍFICOS OU ...DA PERSEVERANÇA

Por: Maria Paula Teixeira jan/2011


Estava cansado do dia a dia. Sentia vontade de sair dali, escapar. O cruel rigor do cotidiano e sua aparente monotonia o deixavam desesperado. Seus pensamentos e desejos se apresentavam tal qual uma cadeia, uma corrente infindável e instável. Diante disso se sentia impelido a sair, se libertar dessa existência que se tornara simplesmente pessoal. Algo o atraía: uma busca por uma compreensão objetiva. Quem sabe até procurar em outro Universo, ir além.
Dentro de seu isolamento espiritual se sentia tal qual o homem da cidade grande que procura refúgio no campo. As pacíficas paisagens o atraem para longe dos ruídos e agitações complicadas. E na pureza da atmosfera repousante, o seu olhar vagueia. Há ali uma lembrança da Eternidade. Mas por que e para quê essa busca? O que procura, afinal?
Nessa cadência tenta, e procura formar uma imagem, de qualquer maneira, do Mundo. Uma imagem seguindo sua própria lógica, que seja simples e clara. Sabe que, de alguma forma, tem que transcender; que sua visão atual já é ultrapassada. E, nessa procura, ao julgar ter obtido êxito, substituirá aquela visão limitada, pessoal, por uma imagem, agora muito mais ampla.
Tenta a seu modo consagrar à imagem assim formada, o máximo de sua sensibilidade; para alcançar talvez a Paz... Sente que a energia gerada no processo é muito maior que aquela advinda da experiência agitada, a que se mantinha submerso.

Mas, chegado ao ponto, um novo início sempre se apresenta, inspirando, quem sabe, um salto! E que Beleza se reserva ali! Do caminho infindável, percorrendo as infinitas possibilidades, a Razão emerge, como um presente.
Uma Graça!

Um comentário:

  1. Obrigada.
    Vale acrescentar que o ideograma teadicional chinês para perseverança é uma faca acima do coração....oriente e.ocidente....quanta diferença dwntro das semelhanças.MP

    ResponderExcluir