terça-feira, 1 de setembro de 2015

O SEGREDO DA LONGEVIDADE - PARTE I

Por: Koshiro Nishikuni – Médico da Saúde e yoboku da Igreja Tenryu
Veja também:


Oyassama disse que, com o espírito sereno podemos viver até os 115 anos de idade. O pesquisador Dan Buettner percorreu o mundo e encontrou cinco regiões onde vivem pessoas centenárias, repletas de alegria e ótima qualidade de vida, livres de doenças e incapacitações.
Foram mapeadas cinco localidades do mundo onde as chances de alcançar os 100 anos de idade são 10 vezes maiores, comparadas a outras regiões. Esses locais são chamados de “Blue Zones” ou “Zonas Azuis”: Okinawa (Japão), região com o maior percentual de centenários no mundo inteiro; Sardenha (Itália); 371 pessoas já haviam completado 100 anos em 2012; Loma Linda (EUA), cidade fundada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia; Península de Nicoya (Costa Rica), localidade com o maior número de centenários no mundo, 400; e Icária (Grécia), estima-se que um terço da população chegará aos 90 anos de idade. A genética desempenha um papel coadjuvante, mas o fator determinante na longevidade humana é, sem dúvida, o estilo de vida. Temos muito a aprender com os moradores dessas cinco regiões. Analisando a pesquisa, notei que a filosofia de vida deles, tem muita semelhança com os ensinamentos de Oyassama. Todos apresentam algumas características em comum:
1. Corpo em movimento
Nas zonas azuis, as pessoas não estão acostumadas a fazer exercícios específicos para atividade física; eles se mantêm em movimento, sem precisar fazer muito esforço para isso. Na Sardenha e em Icária, por exemplo, grande parte da população é acostumada a pastorear animais, mantendo-os sempre em movimento. Cuidar do jardim, caminhar até o trabalho ou, simplesmente, viver em local com escadas, também contribui para se manter em movimento.
2. Alimentação
Boa parte da população é vegetariana; frutas, vegetais e grãos são itens indispensáveis à mesa. Também, bebem com moderação e utilizam pratos pequenos. Em Okinawa, existe uma prática conhecida como hara hachi bu”, que consiste em comer até o estômago estar 80% completo. Devemos sentir gratidão pelo que alimentamos, quando resta este pouquinho de vontade.
3. Espiritualidade:
Independentemente da fé, este item é um ponto forte nessas comunidades. Por exemplo, Loma Linda está relacionada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, e os habitantes da Península de Nicoya têm uma profunda fé em Deus. Segundo o pesquisador, participar de atividades relacionadas à fé ao menos quatro vezes por mês, pode adicionar até 14 anos à vida.
4. Senso de comunidade
Família e amigos estão sempre em primeiro lugar. Em Loma Linda, a Igreja é o lugar de reuniões e amizades. Em Okinawa, os habitantes possuem grupos de amigos que os acompanham desde a infância e com quem podem compartilhar as alegrias e tristezas.
5. Propósito de vida
Todos sabem exatamente o motivo que os fazem acordar de manhã: existe um propósito. Também são voluntariados, procurando, desta forma, um sentido a mais para a vida. Isso me fez lembrar do hinokishin e as frases de Oyassama, sobre as três coisas importantes na vida: levantar cedo, ser honesto e ser trabalhador. Cerca de 65% desses idosos são completamente independentes para as atividades diárias. Ainda, para 2015, há a expectativa do número de idosos com mais de 100 anos seja 20 vezes maior do que há 15 anos. “Uma dieta saudável é importante, mas, não pode faltar: rir e se divertir com as pessoas ao redor” – disse a Srª Panchita, de108 anos. O senso de humor é extremamente importante para a qualidade de vida. É exatamente como o ensinamento de Oyassama: “viver com alegria”.
O cientista Kazuo Murakami acredita que a alegria, a gratidão e a oração podem ativar os genes benéficos. O resultado de um experimento relativo ao riso foi a primeira descoberta. Despertar os bons genes que estão adormecidos com a risada. Até então, havia a ideia de que as características genéticas eram imutáveis, porém, as pesquisas revelaram que os genes podem ser mudados, como um interruptor liga/desliga, ou seja, ativa ou desativa. Ativar o gene é fazê-lo trabalhar e desativar é interromper o seu trabalho. A experiência foi feita com 25 voluntários diabéticos, após o almoço, observando-se a variação da taxa de glicemia, após uma estressante explicação médica sobre as consequências da diabetes e uma seção de humor, realizados em dias consecutivos. O resultado apontou um aumento médio de 123 mg de taxa de glicose contra 77 nos respectivos testes. Os médicos ficaram espantados com o resultado. Quando estamos alegres o cérebro libera neurotransmissores como serotonina e endorfina, chamado também de “hormônio da felicidade”. A palavra endorfina se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico) e constitui nossa morfina endógena, que o próprio corpo produz. Por ser um potente analgésico natural, ao ser liberada no sangue gera sensação de bem estar, conforto, melhora no humor e alegria é sinônimo de saúde. É a “farmácia natural” que Deus nos oferece.
CONTINUA...

6 comentários:

  1. Concordo que a alegria favorece o bem-estar e consequentemente a saúde.
    Movimento é mesmo a essência da vida.
    Eu, na verdade, não me preocupo em viver 100 anos, mas viver bem, com calma, sorvendo o lado bom da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Zilia!

      De fato, conversando com Koshiro hoje no almoço, falamos sobre seu comentário. Discutíamos que viver bastante tempo não deveria ser uma finalidade em si. Aliás, para aqueles de nós distantes de uma vida plena de sentido e significado, muito tempo de vida pode mesmo significar mais sofrimento, não é mesmo?

      Agora, quando sentido e significado florescem, então a vida urge e todo tempo é bem vindo. Que bom viver e fazer aquilo pelo que se veio! Os que cogitam um eventual retorno lembram o tempo precioso que decorre do nascimento ao amadurecimento da consciência, quando se compreende, em algum grau, o milagre da manifestação na carne.

      Compreendemos que a questão a germinar foge ao escopo mais tempo de vida em direção à presença e a disposição pessoal intransferível de dar mais vida ao tempo.

      A longevidade é o manto de Kairós. A vida é longeva, o tempo um menino. Naquela música ela é uma força estranha, lembra?

      https://youtu.be/kG28jNVUqV0

      Vida longeva! Vida eterna! Bem, com calma e com sorvete!

      Excluir
  2. Adorei a leitura, aguardando a continuação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kérido Ricardo!!
    É sempre um prazer , deleite, alegria, ler suas escritas e as de seus amigos...Adoro!
    Fiquei com muita vontade de te rever e de conhecer Koshiro... Vamos marcar um encontro numa quarta feira com suquinho, sem sorvete?? Em tempo, comento que eu ADORARIA viver 100 ou 110 anos, bem vividos... Há muita História para se desenrolar, à qual eu adorarei assistir. Amarei conhecer a prole de minhas filhas e de meus netos e, ainda... precisarei mesmo de uns 100 anos ou mais,para ler todos os livros que comprei e os que ainda nao comprei mas que desejo ler, escrever tudo o que desejo escrever, pintar desenhar, cantar, bordar tricotar... e ainda preciso aprender a tocar saxofone... Pensando bem, por favor, pergunte ao Koshiro se ele conhece algum lugar onde se vive mais de 150 anos???.... BEIJO & QUEIJO!!!
    Eleonora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eleonora!

      Podemos combinar o suco para o dia do encontro da saúde no Instituto de Moralogia do Japão em Mogi das Cruzes, que será no dia 15 de novembro 2015. Aí unimos o útil ao agradável e conhecerás o sábio Koshiro. Aliás nesse instituto são ensinadas as diretrizes básicas aos que desejam viver além dos 150 anos!

      Bjo e Qjo

      Excluir