LIVRO "SAÚDE É CONSCIÊNCIA"

5 comentários:

  1. Parabéns Dr.Ricardo por essa linda Obra cheia de maravilhosos ensinamentos de VIDA.É uma verdadeira PÉROLA que vou deixar ao lado do meu leito, e a todo momento alimentar minha ALMA com sua leitura.Um afetuoso beijo.Pábigo.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Ricardo

    Quando li em seu livro tantos assuntos relacionados com o nosso cotidiano, realmente me fez pensar que nem tudo está perdido. Tudo depende das nossas ações diante dos acontecimentos que nos afligem. Na verdade, você discute a capacidade do ser humano de modificar a si, o seu entorno e, como consequencia, uma modificação mais abrangente de todos os problemas que o cercam (no sentido de aprisionamento, mesmo), podendo-se chamar a isso de auto conhecimento ou, lucidez diante de si mesmo, e, perante a vida.
    Profundas discussões até mais ou menos a metade do livro. Depois, na linda troca com o amigo, e, para fechar tão agradável narrativa, comparacão entre o curso de um rio e o corpo humano, nos seus mais variados cuidados ao longo da vida, mais claro impossível. Belíssima comparação! Sem contar, a abertura do livro com o poema "A luz", que nos remete a Mário Quintana, com sua profundidade e singeleza, talvez até, por causa do passarinho, passarão, passarim...
    Resumindo:

    "Você luz que mora em mim,
    Ilumina-me e faz-me sentir assim,
    Você."

    Preciso dizer mais?
    Beijão da Modesta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modesta querida,
      Presente da vida!
      Ainda descubro
      como tanto saber
      pode em seu nome caber!
      Quem sab'assim no próximo livro
      Em um mergulho aprendo
      Me livrar do entulho...
      Essa parte q'em mim
      é tão grande orgulho.

      Beijão do Ricardo

      Excluir
  3. Caro Dr. Ricardo,

    Boa tarde!

    Após assistir uma maravilhosa palestra ministrada pelo Doutor, li o seu livro "Saúde é Consciência".
    Gostei muito da abordagem, mas fiquei com uma dúvida; atualmente divulga-se muito que sexo é saúde, gostaria de saber a sua opinião sobre este tema.
    As pessoas que optam pelo celibato comprometem a sua saúde?

    Obrigada, e grande abraço.

    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Rose,

      Boa noite!

      Agradeço a bondade de suas palavras.

      Belo nome o seu, simbolismo rico, em geral ligado ao que é casto e puro, a rosa.
      Quando puder veja: http://www.brasilescola.com/mitologia/o-simbolismo-rosa.htm

      Quando pensamos a saúde na perspectiva da consciência, todas as nossas opções comprometem a saúde. Nos tornamos comprometidos com a saúde e nesse compromisso, nessa escolha, nesse sentido existencial, a saúde e o ser são tendem a se tornar o coroamento de nossas escolhas. Toda opção consciente, pessoal e voluntária tende a ser mais saudável que as de natureza diversa; que pela inconsciência, impessoalidade e imposição, cerceiam a essência motriz da vida ou o princípio vital que somos e que habita a carne. Dizem que o arbítrio é livre, e se assim for, só me resta lembrar aquele Pessoa que nos ensinava que "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

      Ouso sugerir algumas obras que acredito se aproximam de seu questionamento com muito mais propriedade que meu limitado ponto de vista e que certamente vão lhe interessar oportunamente, caso queira aprofundar no assunto:

      Vídeo dancem macacos dancem: http://www.youtube.com/watch?v=8APbPfy3atg

      A castidade impossível, a luxúria maldita, com Luiz Felipe Pondé:
      http://www.cpflcultura.com.br/2013/04/29/a-castidade-impossivel-a-luxuria-maldita-com-luiz-felipe-ponde/

      Max Heindel: Maçonaria e Catolicismo

      Rudolf Steiner: O anjo em nosso corpo astral

      Marques de Sade: A ciranda dos libertinos

      Filme: O império dos sentidos

      Óperas: 1-Parsifal 2-Tristão e Isolda

      Filme: Kinsey - Vamos falar sobre sexo?

      Se conhecer algo sobre astrologia, você poderá encontrar alguma informação sobre a saúde e a sexualidade estudando a casa 8, seu regente e o eixo touro-escorpião.

      Observe seus sentimentos e a partir deste material básico, certamente você encontrará algum conteúdo como tecido de preenchimento para a pergunta feita.

      Sugiro apenas mais um exercício: sempre que fizer uma pergunta direcionada a algum assunto, guarde em seu silêncio interior o complemento da mesma, neste caso: As pessoas que optam pelo sexo comprometem a sua saúde?

      Eu que lhe agradeço pela partilha.

      Um abraço e até breve!

      Excluir